quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tema 07: Normas, Conduta e Vida Cristã

Se você perguntar a uma criança com quem ela quer se parecer quando crescer, ela dirá com toda a simplicidade: “Quero ser como o papai, ou como a mamãe”. Na verdade, quando ela atinge a idade adulta, parece esquecer do seu alvo de criança. As boas normas ensinadas pelos pais, quase sempre já não fazem mais sentido em sua vida, e ao trilhar seus próprios caminhos, a vida pode se tornar amarga, e ter conseqüências dolentes. Deus também espera que nós, como Seus filhos, portemos segundo as Suas normas ditadas para o nosso bem.  Como você às têm praticado?  

NORMAS PARA UM SANTUÁRIO VIVO
1º - A QUE DEUS COMPARA O CORPO HUMANO?

R -“Acaso não sabeis que vosso corpo é Santuário do Espírito Santo” (I Co 6:19)? Portanto Ele disse: “Sede santos, porque Eu sou Santo” (I Pe 1:15). Seu desejo é de sempre habitar com Seus filhos. No início foi assim (Gn 3:8,9). Após o pecado, Deus ordena a construção de um santuário móvel no deserto (Ex 25.8), e posteriormente, um Templo em Jerusalém, onde Ele se encontrava com Seu povo (II Cr 7:1-3). Depois, Deus marca Sua presença entre os homens na pessoa de Jesus (Jo 1:1e 18). Ao Jesus subir ao Céu, Deus passou a habitar no coração do próprio homem através               do Espírito Santo (Jo 15:26). Desta forma, nos tornamos um “templo vivo” pessoal e individual do Santo Espírito (Jo 14:26,27). Imagine você todo limpo, de roupas brancas como a neve, ser convidado a morar numa casa toda desarrumada, suja, desorganizada, e muito lixo espalhado por todo o lado. Você não se sentiria bem não é mesmo? Pode ser que você até mesmo tentaria entrar, mas o ambiente não seria compatível com o seu caráter. Amigo! Assim se sente o Espírito Santo quando vem para habitar no homem e este não oferece as condições favoráveis a Sua habitação. Quase sempre Ele chega até entrar em muitos corações para cear com eles, mas muitos não querem permitir a limpeza completa de seu coração. Depois de muito se esforçar, o Espírito Santo rejeitado, sai à procura de outra morada (Mt 13:1-9). Deus deseja organizar a sua casa espiritual, física, social e moral, e creio que Ele já começou em você esta obra. Permita-O concluí-la.
Deus almeja que você tenha também boa saúde física quanto à espiritual (III Jo vs 2). Por isso, Ele estabeleceu “normas” básicas, e, ao alcance de todos. Sempre Deus começa pela alimentação, e esta, poderá definir também nossa vida eterna ou a morte eterna. Vejamos.

ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA O HOMEM
2º - QUAIS OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS INDICADOS POR DEUS AO HOMEM?

R - “Toda erva verde que dê fruto, que dê semente, vos será para mantimento” (Gn 1:29). O Homem se alimentava apenas de vegetais, Ainda não havia morte nem de animais para servirem de alimento ao homem. Um certo dia comeram de um fruto  que Deus ordenara não comer, e com isto pecaram (Gn 2:17). Após o pecado invadir o nosso mundo, desencadeou a morte. Mesmo antes do Dilúvio a Bíblia registra a distinção entre animais limpos e imundos. Quando a arca que Noé construiu estava pronta, Deus suscitou os animais para se salvarem das águas do Dilúvio, vindo de todos os lados, de par em par; eram Sete casais dos animais limpos e um casal dos animais imundos (Gn 7:2). Quando a arca pousou em terra firme, não havia mais plantas; demoraria um pouco até que brotassem. Então Noé teve permissão para comer carne, matar dos animais limpos que havia Sete casais e ainda assim não prejudicaria a perpetuidade da espécie. Porém, com a ingestão de carne como alimento, agora aquela geração que antes exclusivamente vegetariana, viviam mais de 900 anos, viu seus anos de vida serem reduzidos ao que hoje vivemos. ( 70 à 90 anos. Compare   Gn 6:3 e 8:20 com Sl 90:10).




3º - ANIMAIS QUE SE PODEM COMER E OS QUE NÃO SE PODEM  COMER. 

R – Animais próprios para alimentos: Os que ruminam e o casco se dividem em dois: Ex: Vaca, cabra, ovelha e outros (confira: Lv 11:3). Carne, porém com o seu sangue, gorduras, banha, molho pardo etc. NÃO comerá, quer de gados, quer de aves, O sangue é vida, comê-lo é desrespeito à vida e a Deus (Gn 9:4 e Lv 7:22-27). Animais impróprios (imundos) para alimentos: Ex. Cavalo, coelho, lebre, tatu, também o porco; estes vos serão imundos (Lv 11:7,8). Leia todo o capítulo onze de Levítico e conheça mais sobre a Lei dos animais, aves e peixes, limpos e imundos, que podemos comer, e dos que não podemos comer, conforme determinou Deus (Lv 11:46,47). Muitos que se dizem cristãos defendem o uso dessas carnes imundas como sendo alimento, dizendo que se você orar tudo fica purificado. Não acrediteis neles, isto é uma mentira semelhante à que Satanás disse à Eva: “Pode comer que não morrerás” (Gn 3:2-4 ). A verdade é que Jesus jamais morreu para purificar as carnes de animais imundos e torná-las alimentos. Ao contrário, Ele permitiu que uma legião de demônios entrasse nos porcos e estes pereceram no mar (Mc 5:7-14). Você acha que se carnes imundas fossem alimentos, Jesus deixaria isto? Perder toneladas de carnes no mar, enquanto poderia saciar a fome de tantas pessoas? É claro que não. Deus purifica sim pela oração o que Ele criou como alimento saudável para os homens (I Tm 4:4,5); carnes imundas nunca foram alimentos. Filhos!  Não continue mais nestes enganos, creia na Bíblia e Cristo te esclarecerá. Amigo! Não queira pecar pelo que você come. Lembre-se que Adão e Eva pecaram por comer do fruto proibído (Gn 3:6,7). Os que com conhecimento fazem uso em seus cardápios de carnes de animais imundos estão irritando a Deus (Is 65:3,4). Estes serão consumidos pelo fogo do juízo (Is 66:17). E Isto é grave. Ele quer poupá-lo desta futura sentença, ajudando-o a vencer estes apetites pecaminosos. Não destrua sua vida pelo que você come (Rm 14:15 e 21). Confie no poder de Jesus e ajude a outros também.

4º - PORQUE NÃO CONVÉM USAR BEBIDAS ALCÓLICAS, ESTIMULANTES E DROGAS?

R – “O vinho é escarnecedor e a bebida forte alvoroçadora, o homem que por eles se entrega, nunca será sábio” (Pv 20:1 e 23:20,21). Bebidas alcoólicas, estimulantes, certos chás, drogas, e até mesmo o café e refrigerantes que contém cafeína alteram o metabolismo do corpo, embrutecem o cérebro, abalam o sistema nervoso, causam dependências, doenças gástricas e reduzem a capacidade mental e psicológica, diminuindo assim os anos de vida do homem. O uso destes afetam muitas vezes a conduta moral de seus usuários, e conseqüentemente influem no relacionamento com a família, com seu próximo e com Deus. Ainda há tempo pra você repudiar estes males! Comece agora a abandoná-los, e não destrua seu próximo oferecendo-lhe estas drogas e bebidas fatais (I Co 6:9,11 , Ha 2:15). A solução para vencer os vícios é Jesus! “Sem Cristo nada podeis fazer” (Jo 15:5). Se você convive com alguma dessas dependências, não gostaria de ser libertado agora, dedicar-se inteiramente como templo para o Espírito Santo, e glorificar a Deus no vosso corpo (I Co 6:19 )? Cristo é a sua libertação! Peça a Deus agora  Sua ajuda – Ele te fortalecerá!

CONDUTA E VIDA MORAL DO CRISTÃO
5º - QUAL DEVE SER A APARÊNCIA PESSOAL QUE AGRADA A DEUS?

R – Neste século de culto ao corpo, corremos o risco de nos entregarmos às modas extravagantes. Exercícios são saudáveis e necessários. Sua roupa pode ser elegante, mas sem causar escândalos. Seus divertimentos devem existir, mas com precauções. Como nos livrar daquelas tentações negativas? A Bíblia nos orienta com segurança. Vejamos: Tanto os homens, quanto às mulheres, devem se vestir com decência e modéstia. “Não adorneis com ouro ou pérolas, mas com bom senso e sem escândalos para os outros, pois assim se portaram as mulheres e homens fiéis do passado” (I Tm 2:2,10 , I Pe 3:3-7 e Dt 22:5). “Seja, porém o homem interior, de espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus (I Pe 3:4). Lugares que o Cristão não deve freqüentar: Ambientes de divertimentos onde   há: discórdia, violência, escárnio, palavrões, pornografia, imoralidades, espetáculos de encantamentos, práticas ocultistas, desrespeito à vida, a natureza e blasfêmias usando o nome de Deus em vão (Dt 18:9-14). Filhos, lembre-se do Mandamento da Lei de Deus: Honrar Pai e Mãe, para que prolongue os seus dias nesta terra e sejam  famílias felizes (Ef 6:1-4). Nem tudo que parece belo, ou saboroso, é bom para sua vida física, mental e espiritual. Nem tudo que é lícito nos convém (I Co 3:16,17); portanto, glorificai a Deus através do vosso corpo ( I Co 10:31). Amigo! Permita Deus cuidar de você em todas as coisas. O mundo vos odeia como odiou a Jesus, e apresenta mil e um enganos para que peques contra seu próprio corpo e contra a Palavra de Deus. Mas Cristo veio para verdadeiramente nos libertar (Jo 8:32), e nos dar condições especiais de seguí-lO com temor e amor a Deus e ao próximo (I Pe 2:21 e17), com todo zêlo pela causa de Deus (I Pe 3::13). Você que crê nas Palavras inspiradas como fonte de correção e reabilitação do homem de Deus (II Pe 1:21 e II Tm 3:16,17), buscará agora forças em Cristo para romper com os costumes e hábitos prejudiciais à sua vida. Deus quer te dar vida em abundancia, não só aqui, mas também na eternidade (Fl 4:13 e Jo 10:10). Ouça isto com atenção: “Deus concede o Espírito Santo aos que lhe obedecem” (At 5:32), e praticar os princípios de saúde indicados na Bíblia é questão de obediência a Deus. Se você tem falhado sabendo ou não destas verdades, Atente para este apelo do Espírito Santo: “Deus não leva em conta os tempos da ignorância, mas, anuncia a todos que se arrependam e se voltem para Cristo (At 17:30,31).  Qual é sua decisão a partir de agora? Deixe o Médico dos médicos, Jesus, cuidar de toda a sua saúde e vida. Este é o meu desejo também para você e sua família.

Decida agora. Ore comigo: Senhor! Sei que deseja tudo de bom para mim. Que eu tenha saúde e viva feliz, pois preciso cuidar melhor de meu corpo e mente. Ajude-me a abster de vícios, de bebidas inconvenientes e comidas impuras, e viver segundo todos os princípios estabelecidos em Sua Santa Palavra. Assim, o Santo Espírito habitará continuamente em mim, e serei uma testemunha eficaz do Seu amor e cuidado especial que tem pelos Seus filhos. Por Jesus, Amém!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário