terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MENSAGENS DE VERDADE E PAZ PARA O SEU CORAÇÃO

ESTE BLOG DESTINA-SE  ÀQUELES QUE SABEM DA NESCESSIDADE DE VIVER EM UM MUNDO MELHOR E NÃO MEDEM ESFORÇOS PARA INCENTIVAR AS PESSOAS A DESENVOLVER A SUBLIME ESPERANÇA NA VOLTA DE JESUS, PELAS PROMESSAS CONTIDAS NA BÍBLIA. ENTRE ELAS SE ENCONTRA A QUE DEU ORIGEM AO NOME DESTE BLOG, PROFERIDA PELO PRÓPRIO SENHOR DA PAZ, JESUS. ELE DISSE: "DEIXO-VOS A PAZ" JO.14:27
POR ISSO, POSTAMOS MENSAGENS QUE AJUDARÃO AS PESSOAS A CONHECEREM MAIS SOBRE A PALAVRA DE DEUS E APROXIMÁ-LAS  DO SALVADOR, TORNANDO-AS  COOPERADORAS NA OBRA DO SENHOR.



ABRAÇOS EM CRISTO.
RONALDO MENDES
CONTATO: encontrocomapazdez@ig.com.br

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Vaso Quebrado


Havia um pequeno lugarejo onde o comércio que imperava era a fabricação de vasos de barro queimado. E certo oleiro, artista do barro, fabricava uma botija especial. Porém, enquanto ele dava formas às botijas, podia acontecer o imprevisto de alguma se quebrar ou se desfazer em porções de barro novamente. Quando isso acontecia, ele juntava todo o barro daquela botija, acrescentava mais água, amassava e remodelava-o dando nova forma e novo visual àquela botija que ora havia sido quebrada.

Muitas vezes depois de queimadas as botijas, ao manuseá-las, ainda podiam cair no chão e quebrar em vários pedaços, se tornando impossível juntar suas partes e refazê-la novamente, pois estando já queimada, e o barro sólido, não permitia moldar-se outra vez. Neste caso estava tudo perdido. Não servia para mais nada aquela que fora antes uma botija e agora eram cacos estilhaçados pelo chão. Para ambos, os prejuízos eram irreparáveis. Para o oleiro, este havia perdido uma valorosa botija que poderia lhe dar um bom dinheiro e a fama de um notável artífice. Quanto à botija, não mais existindo, deixaria de ocupar um lugar de destaque em alguma galeria de arte e ainda deixava de ser desejada e ter sua utilidade no palco das artes.

                 Na história de nossas vidas temos grandes semelhanças. Deus é o Oleiro e nós somos o barro a se tornar um vaso ou uma botija de bênçãos em Suas poderosas mãos. Para isso cabe nossa total entrega ao Sublime Artista da vida. Você também está nesta história! Deus, sendo o Nobre Artista, procura meios de aperfeiçoar Suas obras de arte. Pode acontecer que ao você ser moldado venha extraviar-se de Suas mãos e, como àquela botija em formação, desmorona-se em um amontoado de barro sem molde e beleza. Mas Deus com muita paciência, junto tudo o que sobrou de você e recomeça a reconstruir toda a sua vida assim como o oleiro reconstrói a nova botija daquele barro. 

     Por outro lado se você já se considera um vaso ou uma botija, saiba que o Oleiro do universo tem muito mais a fazer na sua vida. Ele quer te dar um lugar de honra e torná-lo mais útil na galeria do existir, e não apenas um objeto de enfeite sem valor para a humanidade. Além disso, se neste momento você se sente como uma botija que nalgum tempo tenha sido útil, porém se encontra agora quebrada e não sabe como se recompor. Ouça bem! Ao contrário daquele oleiro do vilarejo, Deus deseja juntar os pedaços que restam de sua vida, independente de como e onde esteja agora; Ele pode moer os cacos que encontrar em você e transformá-los em barro, acrescentando a “Água da Vida (Jesus)”, para fazer de você um novo, lindo e útil vaso de honra para sua própria felicidade eterna e também para glória do próprio Deus. Dê a Deus esta oportunidade para completar Sua obra restauradora também em sua vida.

                Receba as palavras seguintes como um convite especial de seu amigo, ou amiga que dedicou a você com todo o carinho este trabalho, que poderá levá-lo a aumentar sua  fé e esperança em Jesus e em Sua palavra.


*****

            Amigo! Sei que você tem sua fé, sua religião, e isso é importante para você. Mas deixe por um momento o Espírito Santo guiá-lo à fonte da água da vida que é Jesus. O único caminho que nos conduz ao Céu.
                 Convido-o a descobrir também atravéz dos temas apresentados a seguir extraídos da carta de Deus por nós (a Bíblia), o Seu grande amor por você e sua família.

                 Estes assuntos foram elaborados com muito respeito a todos vocês, e também a Deus e a Sua Palavra. Pois Todos nós precisamos descobrir as verdades celestes que nos levam ao Salvador Jesus.

Tema 1: Deus, a Bíblia e a Oração

Nestes tempos onde a descrença em Deus tem crescido largamente, precisamos voltar nossos ideais para a fonte que O revela; “A Sua palavra, a santa Bíblia”, e deixá-la ser o guia de nossas vidas. Você crê no Deus que te ama, ou crê no homem que te engana?
Responda comigo às perguntas seguintes:
DEUS: FONTE DA VIDA
1ª – EXISTE MAIS DE UM DEUS VERDADEIRO? E COMO ENTENDER A TRINDADE?

R. Apresentando o Pai: Lemos em Efésios  4:6Há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos e está em todos”.O Próprio Deus disse: “Olhai para Mim e sereis salvos,...porque Eu sou Deus, e NÃO há outro (Is 45:22). Sabemos também que Deus é Espírito e espera de todo o homem uma adoração em espírito e em verdade (Jo. 4:24). No princípio Ele aparece como o Criador de todas as coisas, o mundo e aqueles que nele habitam (Sl 24:1,2), inclusive o homem feito à Sua imagem e semelhança para ser por Ele amado e também amá-lO e viver feliz ao Seu lado (Gn 1.27). Ele é o todo Poderoso; Sua origem é um mistério eterno (Dt. 29.29), e o Seu amor dom revelado (Jo 3:16) Apresentando o Filho: Após o pecado, Deus vendo a necessidade de salvar o homem, tomou a forma de servo e Se fez também Homem na condição de Filho, (2ª Pessoa da Trindade) Jesus Cristo, o Salvador (Fl 2:6-8). A Bíblia nos diz que Seu nome seria Emanuel, que quer dizer: “DEUS CONOSCO”, E Jesus nos dá prova disto ao afirmar em João 10.30 e 33 – “Eu e o Pai somos Um”. Cumprindo Seus dias e Sua missão na terra, Jesus sobe ao Céu e se assenta à direita do Pai de onde agora intercede por nós (Hb 8.1).
Apresentando o Espírito Santo: Disse Jesus: “Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador...” (Jo 14:16) a terceira Pessoa da Trindade). Seu papel é completar a missão de Cristo que é salvar o homem. Seu trabalho é nos conscientizar que todos somos pecadores carentes do perdão de Deus, nos conduzindo aos pés do Salvador Jesus (Rm 3:23). Nos desperta para a justiça do “Deus  justo que pesará cada caso na balança da verdade”; e nos adverte quanto ao juízo final, “quando todos compareceremos perante o tribunal de Cristo” (Jo 16:8-11), e cada um  receberá o seu galardão segundo as suas obras (II Co 5:10). Amigo! O Deus Triuno não têm prazer na morte de ninguém, nem mesmo na morte do pecador (Ez 18:32), pois Ele convida a todos. “Vinde, pois e arrazoemos, ainda que seus pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve” (Is 1:18). Esforça-te em conhecer mais e se entregar aos desígnios deste Único Deus de amor, “Pai, Filho e Espírito Santo”. Ele veio até você hoje para salvá-lo também.

BÍBLIA, LIVRO DA VIDA:
2ª - QUE LIVRO É ESTE E QUAL A SUA FONTE DE INSPIRAÇÃO?

R: È a palavra de Deus, “A Verdade” (Jo 17.17); o Espírito Santo foi quem inspirou homens santos a falarem da parte de Deus (II Pe 1:21). O conteúdo da Bíblia nos inspira a crer e aceitá-la como padrão de fé e regras para o bem de nossa vida terrena, enquanto nos prepara para a vida eterna ao lado de Cristo Jesus (Ro 15:4). Temos visto o seu efeito transformando vidas de homens e mulheres em todo o mundo; refazendo lares despedaçados e carentes do amor de Deus, ditando regras de paz  para uma sociedade que geme em meio a tanto  ódio e violência e levando pessoas de várias comunidades a unirem seus esforços em prol do bem e amor ao próximo (II Tm 3:15-17).

A Bíblia é a Lâmpada que ilumina os passos daqueles que deixam este mundo de trevas e caminham pela estrada da salvação que é Jesus (Sl 119.105). É o único mapa que guia todo o viajor com destino certo à Canaã Celestial, “A eternidade”. Mas para isso é preciso estudá-la diligentemente, crendo em seus ensinos e vivê-los dia a dia. Jesus adverte a todos: “Examinais as escrituras porque vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que testificam de Mim (Jo 5:39). Amigo! Aceite a santa Bíblia pela fé e siga os princípios morais e orientações diversas que fará você e sua família verdadeiramente feliz.

A ORAÇÃO:
3ª - QUAL O SEU VALOR PARA O CRISTÂO? 

 R: É o meio de comunicação mais eficaz entre o homem e Deus; assim como Deus nos fala atravéz da Bíblia, nós falamos com Ele atravéz da oração (Mt 6:9-13). A Bíblia  orienta-nos a orar sem cessar ( II Ts 5:17), no lar, na Igreja e no trabalho, podemos falar com Deus mesmo que seja em pensamentos. Precisamos estar em constante comunhão com o Pai celeste. Assim como você confidencia seus segredos ao seu melhor amigo, e ele te houve e te dá conselhos, o Senhor está de ouvidos atentos, disposto a conceder-nos bênçãos às  petições e necessidades (Sl 34:15). A Bíblia diz que assim como um pai terreno sabe dar boas coisas ao seu filho, muito mais  nosso  Pai celeste  concederá infinitas bênçãos “terrenas e também eternas” aos

que a Ele dedicam sua vida  (Mt 7:7-12). Ouça bem; “A oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5:16). Ore a Deus de todo o coração e entendimento não somente pedindo bênçãos materiais, mas também lhE agradecendo pela vida, pela saúde ou ainda pela força que Ele nos provê para suportar as dores e  nos fortalecer diante  dos problemas que surgem em todo o nosso viver. Agradeça-O pelo  trabalho, pela família, pelos amigos e principalmente pelo perdão dos pecados que nos concede ao buscá-lO para a salvação. Ore neste momento pela oportunidade que tens de conhecê-lO e de entregar totalmente sua vida em Suas poderosas mãos. Quer que suas preces movam o coração de Deus? Faça a partir de agora suas orações em nome de Cristo, o único intermediário entre  os homens e Deus (I Tm 2:5). Jesus é quem se apresenta por nós como Advogado, Juiz e Salvador. Não há outro nome em quem podemos esperar. O Seu ajudador e nosso intercessor  é o Espírito Santo e ninguém mais (Rm 8.26). As boas pessoas que já morreram e hoje descansam na sepultura e nem mesmo os santos profetas e apóstolos dos tempos Bíblicos podem mediar a nosso favor. Só Jesus nos leva a Deus Pai para reconciliação e salvação. Confie Plenamente nEle, Jesus é o único caminho!

Decida agora. Ore comigo: Senhor; Creio na Existência de um Deus Triúno (Pai, Filho e Espírito Santo) que fez todas as coisas nos céus e na terra, e deixou a Santa Bíblia com informações que me levam a orar e a buscar o poder de Cristo neste momento, para minha salvação. Amém! 

Tema 2: Salvação, Volta de Jesus e Sinais de Alerta

Vivemos em um mundo cada vez mais abalado por guerras, catástrofes, terremotos, crimes, seqüestros, fomes sofrimentos e dor. Tudo isso nos faz sentir indefesos, perdidos em nossos pecados. Um dia, alguém, enfrentou o Diabo nosso adversário, autor de todos os males, morrendo em nosso lugar e pagando o alto preço de nossos pecados. Quem foi Ele? Deus, na pessoa de Jesus Cristo venceu por mim e por você e revelou ao mundo todo o Seu eterno amor. Cristo veio para nos libertar do pecado (Jo 8:36).  Responda comigo as perguntas a seguir.


SALVAÇÃO
1ª - QUAL O RESULTADO DO PECADO, E QUE PLANO ESTABELECEU DEUS PARA SALVAR O HOMEM?

R: A Bíblia deixa claro que por um só homem (Adão) entrou o pecado no mundo, e o pecado trouxe a morte a todos, pois herdamos a natureza pecaminosa de Adão e todas as conseqüências do pecado, inclusive a morte. Esta é a realidade que nós vivemos; “um inimigo fez isso” (Mt 13:28). Seu plano era frustrar os propósitos da criação Divina. Satanás imaginou que derrotaria a Deus, implantando no homem o pecado e suas conseqüências como, a dor, as calamidades o sofrimento em geral e por fim a morte. Apesar disso, graças a Jesus, Deus não permitiu o mal triunfar eternamente sobre a humanidade. Ele estabeleceu o único e completo plano de redenção para o resgate do homem caído, diz a Bíblia: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu único Filho para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). Jesus Si doou por todos. Ele espera de cada  pecador um sincero arrependimento, para que Sua graça tenha a ação proposta em nossa vida, que é salvar-nos (II Pe 3:9). Amigo! Ao Jesus contemplar Seus filhos com as vestes manchadas pelo pecado Ele não se conteve; “e vindo a plenitude dos tempos, o Deus se fez homem pelo Filho em carne, e habitou  entre nós” (Fl 2:5,6), sofreu afrontas, perseguições, dores e depois a morte numa rude Cruz para conceder o perdão à todos aqueles que nEle crer e se arrepender  e confessar a Deus os seus pecados (I Jo 1:8,9). Prezado amigo; Jesus fez tudo isto por você também; “o que detém a sua entrega total a Cristo”? Levanta-te, lava os teus pecados no imaculado sangue de Jesus e receba de graça  a salvação e a vida eterna (Rm 6:23).

A VOLTA DE JESUS
2ª - COMO JESUS VIRÁ E COM QUE FINALIDADE?

R - A Palavra de Deus declara que Jesus voltará novamente de forma “corpórea e visível” na Sua majestade e glória, juntamente com todos os santos anjos dos Céus (Mt 25:31). E aquele que crê  na Bíblia não poderá negar estas verdades. Foram os próprios anjos que deram estas informações acima (At 1:9-11). Todos participarão deste glorioso evento (Mt 24:30).”Todo o olho O verá” (Ap 1:7 – 1ª parte do verso). A Bíblia fala de duas ressurreições (Jo 5:28,29). Os mortos justos de todas as épocas ressuscitarão na primeira ressurreição para contemplar a vinda de Jesus e subirão com Ele para o Céu (I Ts 4:13-18), e ainda aqueles ímpios que  traspassaram  a Jesus por ocasião da Sua crucificação, também sairão da sepultura nesta época somente para cumprir as palavras de Cristo de que eles também O veriam vindo sobre as nuvens do Céu  para ver a Sua glória (Mt 26:63-64 e Ap 1:7 última parte). Todos estes ímpios com os demais ímpios que estiverem vivos naquele dia, não suportarão o resplendor de Jesus e serão aniquilados e mortos, e descerão ao pó da terra, onde passarão o “milênio” (mil anos) e serão no final ressuscitados, julgados e executados com a pena de “morte eterna”. Estes não queimarão eternamente, e sim serão destruídos para sempre. (Ap 20:3 e 5 – Ver lição nº 5– tema “Milênio”). Cristo virá para retribuir a cada um segundo as suas obras (Ap 22:12), para os justos a vida eterna e para os ímpios a condenação eterna. Amigo! Ninguém ficará à parte desses acontecimentos futuros. Não se deixe mais ser enganado por falsos ensinos; pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina e recusarão dar ouvidos à verdade (II Tm 4:3,4). Se o seu alvo é a salvação, complete a sua carreira enquanto ela está também à sua disposição. Faça como Paulo (II Tm 4:7). Cristo estará vindo em breve para buscar os Seus escolhidos, e você precisa ser um deles (Mt 25:32,34, e 41). Depende só de você agora. Cristo tem o perdão e a salvação; você tem os pecados e a chance de decidir: O que vais fazer então? Veja o exemplo do profeta Josué que decidiu: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24:15). A promessa de Jesus é: “Virei e vos levarei para que onde Eu estiver, estejais vós também” (Jo 14:1-3).

3º SINAIS QUE NOS ALERTAM PARA A VOLTA DE JESUS

R – Sinais no mundo social e físico: Nossa sociedade está mergulhada em grandes conflitos, correndo atrás de um amanhã incerto. Há tempos atrás, Jesus advertiu aos Seus discípulos de que certamente ouviriam falar de guerras e rumores de guerras, e se levantariam nações e reinos contra reinos (Mt 24:6,7). Sempre houve guerras, mas o seu aumento nos dias atuais declara que vivemos próximo do fim dos tempos. Mesmo as superpotências do mundo estão atemorizadas e apostando uma falsa paz por imposição da força. Estados Unidos, Iraque, Israel, Afeganistão, Espanha, Inglaterra, Brasil; estes e outros tantos estão apavorados. Quando não há guerras armadas, há, “violências, atentados, desempregos, fomes, terremotos, Tsunamis (que matou mais  de 300.000 pessoas em 26 de Dezembro/2004), furacões nas  cidades e vilarejos destruindo muitos bens e ceifando vidas. Pressões ideológicas e psicológicas desencadeando o stress e a depressão que tem levado muitos ao desespero e morte. Tudo isto são atuais sinais do fim do mundo”. O que mais você precisa ver para seguir a Jesus?  
Sinais no mundo moral: Lemos também: “Sabe porém, que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; os homens serão egoístas, avarentos, ingratos e irreverentes; grande números de filhos desobedientes aos pais, homens traidores, sem domínio de si e inimigos do bem; mais amigos dos prazeres que amigos de Deus”, e tudo para estes parece normal (II Tm 3:1-5).  Amigo! Esta é a realidade! Salve-se desta geração perversa! A Bíblia adverte: Saia do meio deles, pois estes irão cada vez mais de mal a pior, enganando e sendo enganados (II Tm 3:13), Ouça isto com muita atenção: “Aquele que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4:4), e os que não se arrependerem em tempo,  não herdarão o reino de Deus ( I Co 6:9-11). Não deixe para amanhã, decida agora e “...escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à Sua voz e apegando-te a Ele” (Dt 30:19,20). Eis os conselhos Bíblicos!
Sinais no mundo religioso: Jesus disse que muitos negariam à Palavra de Deus para seguirem as tradições de homens, adorando-O em vão (Mc 7:6-8). Quais seriam algumas tradições anti-cristã mais comuns? Exemplo: Confessar pecados aos sacerdotes humanos, enquanto a Bíblia diz que o único Sumo sacerdote e intercessor é Jesus (Hb 7:23-25 e 8:1). Comer de tudo o que se vendem nos açougues de hoje, enquanto a Bíblia descreve o cardápio Divino que não devemos comer a carne de certos animais (Lv 11:1-31) (Detalhes ver Tema nº 07). Rezar terços e novenas a venerados como santos, enquanto a Bíblia ensina a orar somente a Deus em nome de Jesus (Mt 6:6-13). Rezar pela suposta alma de parentes e amigos que já morreram, enquanto a Bíblia ensina que eles já não recebem nada mais desta terra e não podem interceder com bênçãos ou males para os vivos (Ec 9:5-10). Realizar cultos onde são ensinados superstições tais como: caminhar e passar sob cruz; usar fitas, pulseiras, como objetos mágicos, apresentar fotografias e objetos de entes queridos para interceder por eles; fazer banhos de essências, defumadores; acender velas, espalhar sal grosso em igrejas, casas e até no corpo para limpeza e descarrego, enquanto a Bíblia diz que: só Jesus é o Caminho e solução dos problemas e unicamente o Seu sangue é que nos purifica de toda injustiça e pecados (Jo 14:6 – I Jo 1:7 e 9); pois Deus  a todos vê, sabe, houve e atende quando clamamos diretamente a Ele ( Leia e Mt 6:6). Outra grande tradição é: Adorar a ídolos; Vemos a idolatria em ramificações do cristianismo, no budismo, islamismo e no materialismo, e as mais comuns são a veneração às estátuas, as imagens de esculturas. Amigo! Enquanto muitos depositam sua fé nestes artifícios criados pelo homem, a Bíblia condena tais práticas (Ex 20:3-6). Os ídolos e imagens nada sabem, e são obras de mentiras. Não têm fôlego ou espírito algum neles (Hc 2: 18-20), “não podem fazer mal, e não está neles o fazer o bem” (Jr 10:5), e o mais sério de tudo é, que, tornam se semelhantes aos ídolos os que os fazem, e todos os que neles confiam (Sl 115: 4 à 8). O conselho do apóstolo Paulo é: “Não vos façais, pois, idólatras... Portanto meus amados, fugi da idolatria” (I Co 10:7 e 14). Porém de todas as tradições humanas ensinadas e praticadas pela “Igreja Romana, por muitos protestantes e grande número de evangélicos e pentecostais de hoje”, está o “dogma da santificação do Domingo”. Mas em toda a Bíblia, Deus determina que o Seu dia Santo desde o início da criação é o Sábado, o mesmo dia que Jesus e os apóstolos  guardaram em Sua época (Veja em Gn 2:1-3 e Lc 4:31). (Veja a lição 4 sobre o dia Santo Bíblico). Outro erro apregoado na atualidade entre as novas religiões, é a troca de favores com Deus. Onde você é ensinado a dar altas somas de dinheiro para ser abençoado. Deus quer sim que façamos a nossa parte com um coração desprendido e humilde, que é o requisito para herdamos o novo Céu e a nova terra (Mt 5:1-12). Mas nunca como que comprando o favor de Deus. Ele não precisa vender Suas bênçãos; toda prata e ouro já O pertence (Ag 2:8). Amigo! Se alguém te ensina outra doutrina, e não concorda com as palavras da Bíblia, Paulo novamente aconselha: Foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé e o amor à verdade que é“a Palavra de Deus” (I Tm 6:3 e 11).

 Decida agora. Ore comigo: Ciente que sou um pecador, e sabendo do plano da salvação por Cristo, Sua morte e ressurreição, busco neste momento o perdão por meus pecados, e percebendo os sinais que indicam Sua volta, pela graça de Jesus e o poder do Espírito Santo, estarei preparado para subir com Cristo juntamente com todos os justos naquele glorioso dia. Amém!  

Tema 03 – O Mal, o Juízo e a Fé

De Norte a Sul, de Leste à Oeste deste mundo, se propagou o mal, toda a forma de violência, guerras, injustiças sociais e o engano, Tudo isto estão nas primeiras páginas dos jornais. O mundo jaz no maligno. Como foi o início de todos estes males? Para onde correr agora? Que final Deus dará para os que não se arrependerem de tais práticas?

O MAL: SINÔNIMO DE PECADO.
O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
1º - ONDE, QUANDO, E EM QUEM COMEÇOU O PECADO?

R - Muitos dizem que o mal não existe, e que pecado é fruto da imaginação humana. Estas afirmações são falsas e enganadoras. O mal e o pecado são reais! A Palavra de Deus, fonte de revelações dos mistérios espirituais nos revela que o “mal” brotou no coração de um anjo no Céu (Ez 28:17), Isso foi antes da criação do homem. Entre os seres celestiais houve uma ovelha negra, Lúcifer, um anjo que foi criado em perfeição e formosura. Diz a Bíblia: “Eras querubim da guarda ungido, e permanecias no monte santo de Deus e sobre o brilho das pedras andavas”...(Ez 28:14). Ele tinha tudo para ser eternamente feliz: autoridade, glória e vivia ao lado de Deus. Um certo dia em seu coração palpitou o mal, e desejou subir acima das estrelas de Deus e estabelecer o seu trono (Is 14:12-14). Com efeito, o orgulho subiu-lhe à mente e corrompeu a sua sabedoria e consumou o “pecado” contra Deus e Sua Palavra (Ez 28:15,16). Ouça bem! Deus “não” criou o mal. Deus criou os anjos “bons”, perfeitos; este, Lúcifer, um dos líderes angelicais, por sua conta próprias se tornou “anjo mal” e ainda convenceu a terça parte 1/3 dos anjos do Céu a conspirarem contra Deus, e juntos, lutaram contra Cristo (Miguel) e contra os anjos que mantiveram a confiança nas Palavras de Deus (Ap 12:7). Mas estes anjos maus, jamais poderiam ganhar esta luta e por suas rebeldias foram expulsos do Céu. Com isto vieram para o nosso planeta tentar o homem recém criado para desafiar a Deus e implantar o mal no coração da humanidade (Ap 12:8,9 e Lc 10:18).


2º - POR INTEMÉDIO DE QUEM O PECADO CONTAMINOU O HOMEM?

R - Primeiramente pelo casal Adão e Eva pela desobediência às ordens de Deus. Foram advertidos a não comerem do fruto da “árvore do conhecimento do bem e do mal” para não morrerem (Gn 2:15-17). Mas usaram do livre arbítrio, e foram desleais e infiéis a Deus, dando ouvidos à serpente (o diabo, aquele anjo caído). Cobiçaram a sabedoria de Deus e também pecaram (Gn 3:4-6), sentindo na pele as terríveis conseqüências do pecado que contaminou todo o nosso mundo, e trouxe as dores e a morte àqueles que nele habitam   (Gn  3:16-19). Contudo, o fim do pecado e seu autor, já estão determinados.

3º - QUAL SERÁ O FIM DE TODO O MAL E DE SEUS PRATICANTES?

R – “E a anjos que não guardaram o seu estado original e abandonaram o Céu, Deus os têm reservado sob trevas, em algemas eternas para o juízo do grande dia” (Judas v 6). Deus prometeu exterminar o mal para sempre, e isto se dará após a vinda de Jesus. Satanás e seus anjos serão consumidos como palha no lago de fogo (Ap 20:9,10). Amigo! Saiba que Deus pode e quer livrá-lo continuamente do mal e do pecado também, e ao ver  sua plena confiança e sentimento de dependência dEle,  ordenará aos Seus anjos para que te guardem em todos os seus caminhos (Sl 34.7). Creia e sentirás o resultado em sua vida e “já a tua mão não verás mal algum” (Sf 3:5), diz a Bíblia.

O JUIZO FINAL: QUANDO  OS LIVROS SERÃO ABERTOS
4º - COMO SE PROCESSARÁ O JUIZO DIVINO?

R - Deus há de trazer à juízo todas as obras praticadas por todos nesta vida, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más (Ec 12:14 ) que estão registradas nos livros que serão abertos (Ap 20:12). Todos comparecerão perante o tribunal de Cristo e uns receberão como recompensa vida eterna, enquanto outros, a morte eterna ( II Co 5:10).

5º - QUEM SERÃO O JUIZ , O ADVOGADO E AS TESTEMUNHAS NAQUELE DIA?

R – “O Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo o julgamento” (Jo 5:22). Jesus mesmo será o Juiz, e como Homem que foi, saberá pesar cada caso na balança da verdade. Por enquanto, Ele é o advogado que nos defende junto ao Pai (I Jo 2:1). Somente Cristo pode interceder por nós, nem os anjos bons do Céu, e tampouco os homens e mulheres bons que viveram entre nós, poderão advogar a nossa causa. Enquanto os anjos serão as testemunhas, inclusive das diversas oportunidades que Jesus concede a todos (Mt 18:10), cada ser humano aguardará a sentença que virá dos lábios de Jesus (Mt 25:34 e 41). Só Jesus é Aquele a quem todos devemos recorrer agora para obter a defesa no dia do juízo.  

6º- QUAL  LEI DEUS USARÁ PARA JULGAR A HUMANIDADE?

R - A Lei da liberdade, ou seja, os Dez Mandamentos (Tg 2:10-12) comparar com Ex 20:3-17). Esta Lei será o código de avaliação Divina para os homens e aos anjos. Todos serão julgados pela mesma Lei de Deus (Ec 12:13-14). Por isso é importante estarmos em harmonia com ela agora, e encontrar-nos isentos de culpa no dia do juízo.

7 - CIENTES QUE HAVERÁ ESTE JUIZO, O QUE DEVEMOS FAZER?

R – Crer em Jesus e buscar o seu perdão (At 17:30,31). Amar a Deus e guardar os Seus Mandamentos (Jo 14:15 e I Jo 5:2,3). Resistir o pecado confiando em Cristo para não transgredir a Sua Lei (I Jo 3:4 e 2:4). Meu amigo! Em qual cadeira você se assentará naquele dia? Dos salvos ou dos condenados. Que bom será se nos encontrarmos no Céu! Nenhuma condenação haverá para os que entregarem sua vida a Cristo e perseverarem até o fim. Serão vencedores e receberão a coroa da vida (Rm 8:1 , Ap 2:10 e 3:5).

A FÉ QUE SALVA
8º- COMO PODEMOS TER FÉ  EM JESUS E CRESCER EM SUA PALAVRA?

R –A Bíblia diz que a fé vem pelo  ouvir a Palavra de Deus (Rm 10:17). Ela é acrescentada no coração daqueles que com sinceridade e perseverança em oração buscam a vida eterna (I Tm 6:12). A fé é a certeza das coisas que não vemos, e nesta certeza, devemos aguardar a nossa redenção somente em Cristo Jesus (Hb 11:1,2). Amigo! A sua fé em Cristo será apresentada pelas suas obras (Tg 2:18 e 22). Sua fé é para Deus mais preciosa do que o ouro puro, e a oração da fé geram perdão e salvação a quem a exercita, e aos necessitados (Tg 5:15). A promessa é: O justo viverá pela fé (Hb 10:38). Que Deus o ajude a crescer na fé!

Decida agora: Ore comigo: Senhor; sabemos que o mal e seu autor são reais e por vezes provoca em nós o desejo de pecar. Suplico o perdão de Cristo e toda força e proteção para que eu possa guardar a Sua santa Lei. Quero estar do Seu lado no dia do Juízo final. Dê-me a fé suficiente para servir de coração somente a Cristo. Agradeço-O por esta graça em nome de Jesus. Amém!

Tema 4: A Santa Lei de Deus e o Dia de Descanso

Você já percebeu como as pessoas se encontram com um alto grau de stress? Às vezes acontece com você mesmo. Quase toda raça humana mostra-se esgotada, mentes cansadas e fraquezas que os levam muitas vezes ao fundo do poço. Onde está o problema? E com você, está tudo bem? Não falta nada em sua adoração a Deus? Descubra a solução que Deus tem para que as pessoas vivam verdadeiramente felizes.

A LEI E SUA FUNÇÃO
1ª - POR QUEM, E QUANDO FOI  ESCRITA A LEI MORAL DE DEUS?

R. Muitos hoje dizem que a Lei foi escrita por Moisés o profeta; é mais um grande engano! A Bíblia diz que a SANTA LEI foi escrita pelo próprio Deus. Primeiro no Jardim do Éden estava a Lei representada pela “Árvore da Ciência do Bem e do Mal” (Gn 2:9), e não comendo do seu fruto, todos se resguardariam da morte pela obediência (Gn 2:17). Mesmo depois do pecado nos tempos dos patriarcas, a Lei fora escrita no coração dos filhos de Deus (Gn 3:3). Veja: Abraão o pai da fé guardou as minhas Leis (Gn 26:5). Somente depois do cativeiro Egípcio, foram escritos “os Dez Mandamentos” pelo “dedo de Deus” em duas tábuas de pedra, e entregues ao profeta Moisés que leu ao povo com o propósito de restabelecer à obediência ao Deus Criador (Dt 5:22 e 6:2)
2ª - O QUE A LEI REVELA E A QUEM ELA CONDUZ O PECADOR?

R: A Lei revela o pecado (I Jo 3:4); “A Lei é o termômetro para Deus medir o quanto estamos vivendo segundo Sua vontade, ou, se estamos em débito com os Seus princípios de Amor”. Neste caso, o pecador arrependido, por sua vez, recorrerá a Jesus para perdoá-lo. Assim a Lei nos conduz Cristo (Gl. 3:24).

3ª - QUAL LEI NA BÍBLIA REVELA O PECADO?

R: Os Dez Mandamentos, “a Lei do Amor” (Ex 20:3-17), escritos em tábuas de pedra (Dt 4:13), Veja o resumo: 1- Não terás outros deuses. 2- Não farás para ti imagens de escultura, nem lhes darás culto. 3- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 4- Lembra-te do dia de Sábado para o santificar. 5- Honra teu pai e a tua mãe. 6- Não matarás. 7- Não adulterarás. 8- Não furtarás. 9- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 10- Não cobiçarás nada que pertença ao teu próximo.

4ª - COMO JESUS AGIU PARA COM A SUA SANTA LEI?  

R: É muito importante você saber que foi o próprio Jesus quem deu as tábuas da Lei ao profeta Moisés lá no Monte Sinai (Ex 31:18 compare com I Co 10:1-4 e Jo 1:3). Jesus e o Pai são um (Jo 10:30). Ele é o mesmo todo poderoso que há de vir, e também o Alfa e o Ômega (Ap 1:8 comparar com Ap 22:13) (Ver Tema 01). Portanto a Lei estava sempre em Seu coração  (Sl 40:8) Jesus não autorizou mudar nem sequer uma vírgula da Lei enquanto houvesse Céu e terra (Mt 5:17,18). Sabemos que a mudança de alguns Mandamentos da Lei de Deus foi imposta pelo homem do pecado (II Ts 2:9-11) cumprindo a profecia de Daniel 7:25 que diz que, “Cuidariam em mudar os tempos e a Lei”. Apesar disso “todos os Seus Mandamentos são Justiça e verdades eternas (Sl 119:142), e todo aquele que verdadeiramente amar a Deus e a Seus filhos, guardarão os Seus Mandamentos (I Jo 5.2,3). Este é o povo fiel; “Os que guardam os Mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (Ap.14.12). Você precisa fazer parte desses adoradores. Lembre-se de seguir o exemplo de Jesus: Amor leva à obediência  (Jo 15:10). E aquele que guarda os Seus Mandamentos  nEle está e Ele nEle (1Jo 3:24). “Se Me amais, guardareis os meus (Dez) mandamentos” (Jo. 14:15) – Você ama verdadeiramente a Jesus?

5ª - O DESCANSO SEMANAL: QUAL O  DIA SANTO DA LEI DE DEUS?

R – Há muitos lideres religiosos que prega ser o “Domingo” o dia do Senhor, apoiando suas defesas no fato da ressurreição de Jesus ter se dado no primeiro dia da Semana. Porém, a Bíblia em parte alguma apóia esta conclusão pretensiosa. A ressurreição de Jesus não aconteceu para mudar o dia Santo Bíblico, e sim para
mudar a nossa situação espiritual, “dar vida aos que estavam mortos em seus pecados” a todos aqueles que nEle crer (Jo 3:16). O único e eterno dia Santo estabelecido por Deus foi e será sempre o Sábado; lemos em Ex 20:8 a 11 “Lembra-te do dia de Sábado para o santificar”. Jesus, quando viveu aqui, reconheceu o Sábado e o guardou (Lc 4:16 e 31). Ele ensinou que aos Sábados é lícito fazer o BEM ao próximo, algo que muitos religiosos de sua época não praticavam (Mt 12.12). Era ciente de que o Sábado estaria em vigência mesmo após Sua morte, orientando Seus discípulos à guardá-lo (Mt 24:20). Maria Sua mãe e outras mulheres guardaram o Sábado mesmo depois da morte de Jesus (Lc 23:54 a 56). Paulo, e todos os Apóstolos e os discípulos continuaram a guardar o Sábado (At 17:2 e cap. 13:42 a 44). João teve muitas de suas visões no dia do Senhor, o Sábado,  (Ap 1:10 comparar com Is 58:13). Hoje muitos professos cristãos estão deixando de santificar o Sábado por falta de esclarecimento por parte de seus líderes que negligenciam este 4º mandamento e também a outros, para guardar apenas tradições de Igrejas pregando e fazendo do Domingo ou qualquer outro dia da semana um “dia santo,” não distinguindo entre o santo e o profano (Ez 22:26). Se você não sabia, a mudança da santificação do Sábado para o Domingo foi por imposição da Igreja cristã  Romana nos séculos II ao IV depois de Cristo; apoiada pelo decreto do Imperador Constantino no Ano 321 d.C, quando os principais líderes da Igreja cristã de Roma com sua autoridade papal e o estado de Roma juntaram suas forças para consolidar a união entre o cristianismo e o paganismo; decretaram então por conta própria a mudança do Sábado para o domingo. No entanto não devemos viver uma religião que obedece aos homens e suas ordens ignorando a Deus. Para Jesus,  torna-se uma vã adoração (Mc 7:7-9). Há aqueles que alegam trabalhar no Sábado com medo de passar necessidades na família.
       Meu amigo! Lembre-se que nosso Deus é o Todo Poderoso, Ele é suficientemente capaz para sustentar todos os Seus filhos apenas com o poder de Sua Palavra, quanto mais dando-nos seis dias na semana para nossos trabalhos. O que falta para você, a fé? Confie, e se entregue a toda a vontade do Senhor e o mais Ele fará por você e sua família (Sl 37:5). É certo que Jesus disse que “o Sábado foi feito por causa do homem” (Mc 2:28). Por quais causas? Primeiro: Para reconhecer somente ao Senhor como o Seu Criador. Para O santificá-lo e ser santificado por Deus. Para o deleite e descanso físico e espiritual em Cristo. Receba agora este presente de Deus para sua vida. “O Sábado é para você e sua família também adorar a Deus”!

6º - QUANDO E PORQUE O SÁBADO SE TORNOU O DIA SANTO?

R -  “E tendo acabado no dia Sétimo a Sua obra, e isto na primeira semana da criação (Gn 2:1-3), Deus descansou, abençoou e santificou o Sétimo dia (Gn 2:1-3). Qual  é o sétimo dia? Diz a Bíblia: “Mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus”     (Ex 20:10). E Jesus sendo o único Deus, afirmou: “O Filho do Homem é Senhor até do Sábado (Mc 2:28)”. É também o “Selo” da Lei no coração e na fronte dos filhos de Deus em todos os tempos (Is 8:16 , Ap 7:3). Cristo criou o homem e o Sábado com um só propósito de: “ambos serem santificados para o Senhor ”(Lv 19:2 e Ex 31:14). Quando o homem deixa de reconhecer esta verdade, poderá sofrer sérias conseqüências. Veja este exemplo em Ne 13:15-22). Deus não quer isto para você. Ele tem bênçãos especiais pra te dar no Santo Sábado. Tanto aqui nesta terra como na nova terra, o Céu (Is 66:23).

7º - QUE HORAS  COMEÇA O SÁBADO E COMO SANTIFICÁ-LO? 

R – Todos os dias da semana inicia-se pela tarde (Gn 1:5). O Sábado começa no pôr do Sol de cada Sexta Feira; de tarde a tarde celebra-se o Sábado (Lv 23:32). Devemos fazer todos os preparativos antes de entrar o Sábado; por exemplo: preparar a casa, as vestes, fazer as compras, pagar e receber as contas, e se possível preparar os alimentos não perecíveis, tudo isto na Sexta Feira, que é o dia de preparação (Mc 15:42 , Lc 23:54,55). Isto é conselho da Bíblia. Deus concede as bênçãos para o Sábado com antecedência, como o exemplo de provisão do“mana” que foi o alimento de Israel (Ex 16:22-23). O maná caia todos os dias, exceto no Sábado; e na Sexta Feira, era dado em dobro para sobrar para o Sábado. No Sábado não devemos realizar trabalhos seculares, nem mesmo a nossa própria vontade, não falando palavras vãs no Sábado (Is 58:13:14). É um dia especial de deleites espirituais. Ir à Igreja para adoração e comunhão e após, exercitar a prática do bem ao próximo seguindo os exemplos de Jesus, “É lícito fazer o bem aos Sábados”. Visitar enfermos, parentes e amigos, passear na natureza com os filhos, orarmos por todos eles, e falar da salvação que Cristo nos oferece. 

8º - NA NOVA TERRA, QUE DIA SANTO SERÁ LEMBRADO POR DEUS?

R – Tudo de mal e de engano desta velha terra ficará no esquecimento (Is 65:17). Mas, o Santo Sábado novamente lá estará, “E será que de um Sábado a outro, virá toda carne a Me adorar diz o Senhor” (Is 66:22,23). O Sábado fez parte das dádivas de Deus ao homem antes do pecado, na criação (Gn 2:1-3, Mc 2:28), por isso mesmo ele perdurará na nova terra como o “sinal” para sempre da criação e santificação de Deus a Seu povo, que serão a “Nação santa e raça eleita que venceram pelo sangue de Jesus (Ez 20:12 e 20, I Pe 2:9). Amigo! O mundo nos sobrecarrega com os cuidados desta vida, tudo parece difícil e muitos acham impossível servir a Deus no Seu Santo Dia. Mas você que deseja estar no Céu com Cristo, decida a partir de agora a andar em todos os Seus caminhos, guardando a Sua “Lei do Amor”, incluindo a santificação do Sábado. Lance hoje mesmo todas as suas ansiedades nas potentes mãos de Jesus. Ele te libertará e te fortalecerá. Então você poderá dizer: “Verdadeiramente sou feliz”, Porque a Bíblia Diz: “Tudo posso nAquele que me fortalece” (Fl 4:13).

Decida agora. Ore comigo: Pai, ciente do valor de toda Sua santa Lei para minha vida hoje, creio que o santo Sábado é o único Dia do Senhor. Desejo guardá-lo com todo carinho, por amor ao Senhor, e para o meu descanso físico, mental  e espiritual em Jesus. Me ajude a ter coragem para resistir aos que não aceitam a Sua palavra. Seja o meu escudo e minha força. Te amo Senhor. Em nome de Jesus, Amém.

Tema 05 – A Morte, o Milênio e a nova Terra

Quantas saudades sentimos de nossos queridos parentes e amigos que já faleceram? Não é fácil viver longe das pessoas que amamos, principalmente se a distância é a morte. Ela é uma intrusa, que ceifa as vidas independentes de quem são: Crianças, jovens, adultos e idosos,  todos um dia a enfrentarão. Mas não se desespere! Deus tem respostas consoladoras e uma solução definitiva para aplacar a dor da morte em nossos corações. Não tenha medo, ouça o que a Bíblia diz sobre a vida e a morte.

VIDA: O HOMEM E SUA EXISTÊNCIA.
1º- COMO DEUS CRIOU A VIDA?

R – No princípio disse Deus: “Façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança (Gn1:27). “Então formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser “alma vivente” (Gn 2:7). Esta é a verdade inspirada sobre a criação do homem e sua vida. Formado do pó da terra pelas mãos de um Deus Todo Poderoso que criou todo Céu e terra e suas diversas formas de vidas, celestes, vegetais, aquáticas, e humanas  (Ver Gn Cap. 1 e 2). Este é o Deus que fez tudo existir e nos criou. Em toda essa criação perfeita e boa, quando Deus a fez não havia a morte. Ela não estava nos planos de Deus principalmente para o homem.

MORTE: O OPOSTO DA VIDA
2º- O QUE SOBRA DO HOMEM NA MORTE E PARA ONDE VÃO?
R – Amigo! Talvez seja a primeira vez que você estará ouvindo estas palavras, e espero não ser a última, mas alguém precisa te falar o que você deve saber. Isso é para o seu bem, e para ajudá-lo a compreender estas verdades da Palavra de Deus a luz que brilha em meio às trevas.  Religiões de vários credos têm ensinado que os espíritos ou almas dos mortos se dirigem conscientes para algum lugar além desta vida. Dizem que almas boas vão para o Céu, ou descansar no seio de Abraão, e que almas dos ímpios vão direto para o inferno. Muitos cristãos elaboram suas crenças em parábolas, como as passagens Bíblicas de Lucas 16:19-31 e Ap 6:9,10. Os textos de Lucas se referem à pretensiosa vantagem espiritual que Israel julgava ter dos gentios de sua época. Jesus aqui quis fazê-los enxergar que a salvação não é pelo que somos, mas sim por quem buscamos; Jesus, o Deus Único e verdadeiro. Os textos de Apocalipse 6:9,10 falam da vingança futura de Deus em favor dos que morreram pelo testemunho que deram de Sua Palavra, os quais, quando vivos, confiaram na promessa da vida eterna e aguarda na sepultura o dia da recompensa, “a ressurreição de todos os Seus fiéis (Rm 12:19, Hb 10:30). Há outros que pregam a “reencarnação ou incorporação”de espíritos de mortos nos vivos, e isso é espiritualismo. Quantos perigos estão incorrendo os que se apóiam  nestes pensamentos. Estão vulneráveis ao engano e a mentira sobre a imortalidade pregada por Satanás lá no princípio da criação. (Confira Gn 3:4). A Bíblia nos afirma:  E o pó volte à terra como o era, e o espírito, (ou seja, o ‘fôlego da vida’),  volta a Deus que o deu” (Ec 12:7). O pó, o corpo de todos, tanto dos homens como dos animais volta para à terra , igualmente o fôlego de vida, o mesmo que, “fôlego de espírito de vida” Gn 7:22)  dos homens e dos animais, volta para Deus, pois a vida de todo o ser pertence a Ele (Ec 3: 18-22). Na morte os homens não têm nenhuma vantagem sobre os animais (Ec 3:19); o que passar disso é invenção do homem. Fica claro que não temos um espírito ou alma consciente que sai do homem na morte, e que vai e depois volta. Isto não existe ( Tg 2:26 e Jo 7:9,10). Não temos alma! – Somos alma. E a alma não é imortal. A Bíblia diz que almas (pessoas) morrem (Ver Ez 18.:4). A Alma (pessoa) que pecar essa morrerá.

3º - O QUE SABEM OU FAZEM OS MORTOS NO ALÉM?

R – “Os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa alguma, nem terão eles jamais recompensa” (Ec 9:4,5). Salomão disse também: “Na sepultura para onde tu vais, não há obras, nem projetos, nem sabedoria alguma” (Ec 9:10). O salmista Davi deixa claro que, na morte não há recordação e não há  louvor a Deus (Sl 6:5 ,115:17), por isso não devemos prestar cultos aos mortos (Is 8:19 e Lv 19:28), e ainda, Deus repreende a tais práticas (Lv 19:31 e Dt 18:10-12). Jesus comparou a morte com o sono ao dizer que “Lázaro dormia”, mas Ele se referia ao sono da morte (Jo 11:11 e 13).  Está é a condição de todos os mortos; inconsciência, inexistência de
vida, tanto aqui, quanto do suposto outro lado da vida. Os bons que já morreram não estão ainda vivendo no Céu, e os ímpios, ou os maus não estão sofrendo no inferno, pois todos receberão a recompensa de vida eterna, ou de condenação e destruição eterna, após a vinda de Jesus na ressurreição (Jo 5:28,29). Todos os apóstolos e discípulos tinham esta certeza, leia estes versos: (Jo 11:24 , II Tm 4:7,8 , II Pe 3:7 , Ap 22:12 e 21:8). Note bem: A execução dos condenados só acontecerá  depois do milênio. Veja a seguir.

MIL ANOS DE ESPERA
4º - MILÊNIO: QUANDO HAVERÁ E PARA QUE ESTE PERIODO DE TEMPO?

R – Os mil anos (Milênio) que fala a Bíblia em Apocalipse 20:2,3, terá início por ocasião da próxima volta de Jesus (Jo 14:1-3). Será quando os que o mataram O verão, e os justos mortos ressuscitarão primeiro (I Ts 4:16 e Ap 1:7). Naquele mesmo dia, os justos que estiverem aqui vivos, serão transformados de mortais para imortais, num piscar de olhos (I Co 15:51,52) e juntos subirão ao encontro de Cristo nos ares (I Ts 4:17). É aqui, que começará a contagem dos mil anos. Lembre-se: A morte dos filhos de Deus não é o fim, e sim, um tempo de espera no pó da terra, enquanto Cristo está preparando um lugar, onde teremos um novo corpo com nova vida, na Sua volta.
Ao contrário, naquele dia, os ímpios vivos sofrerão a morte pelo resplendor de Cristo (II Ts 2:8), e descerão ao pó da terra onde passarão o “milênio” na sepultura. Compare (Ap 6:15-17 com Ap 20:5).
Onde estará Satanás neste período? Satanás e seus anjos rebeldes ficarão detidos nesta terra durante o milênio, presos por uma cadeia de circunstâncias, (Ap 20:1-3), não terá vivente humano para ele tentar até que se complete os mil anos de espera no “corredor da morte eterna”. Depois dos mil anos, serão soltos por um pouco de tempo (Jr 4:23-27, Ap 20:3). A terra será nesse tempo como um abismo (Ap 20:1 compare Gn 1:2), desolada totalmente durante o milênio.
O Que estarão os justos fazendo por ocasião do milênio? Enquanto isto ocorrerá na terra, os justos (santos) se encontrarão nos Céus com Cristo durante o milênio, participando diante do trono de Deus de um julgamento confirmatório sobre a futura condenação dos ímpios (ainda mortos), de satanás e seus anjos seguidores (I Co 6:2,3,  Ap 20:4-6 e Mt 25:34). Amigo! Neste tempo Deus apresentará aos santos todas as obras más dos ímpios, bem como todas as oportunidades a eles concedidas, porém, rejeitadas; então os santos não terão dúvidas alguma quanto à condenação que cada ímpio sofrerá.



5º - O QUE OCORRERÁ NO FINAL DO MILÊNIO?

R – Acabando o milênio, Cristo voltará em direção a terra, Ele descerá do Céu com a Santa Cidade, a “Nova Jerusalém” (Ap 21:2 e 10), onde estarão todos os santos (os justos que haviam subido com Ele no início do milênio). A Cidade Santa paira nas alturas, enquanto Cristo neste momento ressuscitará todos os ímpios que a terra os reservou no pó durante o milênio. Estes sairão para o último acerto de contas com Deus. “O juízo Final” (Ap 20:5-8). Agora Satanás estará solto por um pouco de tempo. Novamente ele iludirá todos os ímpios ressuscitados, e juntos sob o seu domínio, tentarão a última batalha contra Cristo e o Seu povo que estão com Ele na cidade santa que pousará no Monte das Oliveiras (Za 14:4). Este será o momento crucial para história do universo. Pois “descerá fogo do Céu e os consumirá a todos ímpios e inclusive a Satanás e seus anjos (Ap 20:9,10), e todos os que não estiverem com o nome escrito no livro da vida do cordeiro, serão lançados no lago de fogo, a saber, “a segunda morte” (Ap 20:15). Amigo! Deixe Cristo escrever o seu nome com tintas de ouro no livro da vida, para que você também tenha um final feliz. Esse dia do juízo será o fim também do pecado e da morte, é a promessa de Deus (I Co 15:26 e 55). Confie no Senhor Jesus. Ele reservou um lugar para você  nova terra.

A TERRA DA PROMESSA
6º - EM QUE LUGAR VIVERÁ O POVO SANTO  ETERNAMENTE?

R – Pois Eis que crio novos Céus e nova terra (Is 65:17,22,23). E a darei a todos os mansos (Sl 37:11). “Vinde benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”, e serás “Bem aventurado na nova terra da promessa” Mt 5:5 e 25:34). Como será isso? A Velha terra será purificada pelo fogo do juízo final (II Pe 3:7). E o mais importante: depois do milênio, nosso Deus Pai, Filho e Espírito Santo, habitarão aqui nesta terra renovada, com todos os salvos (Ap 21:22 e 22:17).Você e eu podemos fazer parte desta vitoriosa classe, a quem nunca mais terá o “pranto, dor e jamais a morte” (Ap 21:4). Amigo! Responda-me com sinceridade! Para onde vais agora? O que vais fazer de sua vida religiosa a partir deste momento? Continuará como está ou pretende mudar sua decisão? Cristo te chama! Porque te demoras? Ainda existe solução para você. Creia como Pedro e a nós também aguardando novos Céus e nova Terra segundo a promessa de Deus. (II Pe 3:13).

Decida agora. Ore comigo: Querido Pai! Sei que a morte é uma realidade que invadiu o nosso ser, mas Jesus a venceu por nós, e ressuscitou dentre os mortos, garantindo a vida eterna o todos os que nEle crer,. Viverei na esperança da ressurreição pela Sua graça, com o desejo de passar o milênio com Jesus nos Céus, na certeza que viveremos eternamente com Ele na nova terra. Ajude-me a consolar a outros com esta esperança e preparar minha família para os Céus. Em nome de Jesus. Amém. 

Tema 06 - À Igreja, Dons e Sustento da Obra.

Já pensou você andando pelas ruas, e encontrar um par de pernas, ou dois braços vagueando, sem cabeça, sem quadris, não sabendo para onde vão e a quem pertencem? Assim é uma pessoa sem Igreja. Qualquer membro não sobrevive fora do corpo. Jesus apresenta Sua Igreja sendo o corpo, e Ele mesmo a Cabeça deste corpo, que é a Igreja (Cl 1:18). Ele precisa de você também com seus dons e seus talentos para continuar a obra de Sua Igreja nesta terra (Ef 5:30).

A IGREJA: CASA DE ORAÇÃO PARA TODOS OS POVOS
1º - QUEM É A PEDRA EM QUE FOI EDIFICADA A IGREJA DE DEUS?

R – “E sobre esta Pedra edificarei Minha Igreja” (Mt 16:16-18). Quem é a Pedra referida por Jesus como base da Sua Igreja? É o próprio Jesus, e não o Apóstolo Pedro. Este foi um homem violento, e negou a Jesus por três vezes (Mc 14:30 e 68). Embora tenha se arrependido; esse não era o motivo porque Pedro não era a pedra. É porque Jamais Deus usaria um homem como fundamento de Sua Igreja (At 4:11,12 , Hb 4:15). Ao contrário, o próprio Pedro reconheceu que só Jesus é a Pedra angular e preciosa que sustenta a Igreja (At 4:8 e 11), e confirmou sua declaração anterior em sua carta final (I Pe 2:6,7). Após sua conversão, Pedro foi um com os demais a dirigirem a Igreja de Sua época, e juntos, perseveravam unânimes na fé em Jesus (At 1:14). Pedro não é a Pedra que Jesus mencionou, e tampouco foi o primeiro Papa que a Igreja Católica Romana reivindica. Ora, Pedro foi um discípulo que no seu ministério apostólico, serviu a Deus em todos os seus caminhos, inclusive na guarda dos Dez Mandamentos Bíblicos (Ex 20:3-17), e não em mandamentos de homens que a mesma Igreja Romana ainda prega hoje (Mc 7:7,8), confira:  (At 5:29 e II Pe 2:21 e 3:1,2). Além do que, Pedro era casado, o que contraria a prática de qualquer Igreja que defenda o celibato para os Papas. (Ver Marcos 1:30 – Pedro tinha sogra o que o indica ser casado). E a Igreja de Cristo, não deve proibir o casamento dos Bispos (I Tm 4:3 e Tt 1:7,8).Com certeza, Jesus referiu a Si próprio como a Pedra Angular, O modelo e espelho de Sua Igreja (Ef 2:20). O Apóstolo Paulo também fez menção de Cristo como a Rocha que seguiu o povo de Deus no deserto (I Co 10:4), mesmo assim, muitos a rejeitaram; e Ele tornou para àqueles, a Pedra de tropeço, mas para os que creram, a Pedra viva da salvação (I Pe 2:3-8). O próprio Cristo foi quem fundou Sua Igreja e delegou funções aos homens para que estes levassem há bom termo a obra de evangelização do mundo (I Pe 1:1-20). Concedeu dons; uns para profetas, outros para apóstolos, evangelistas, pastores ou doutores (Ef 4:11-12). A obra individual de cada um destes se destina ao aperfeiçoamento dos santos, para a edificação do corpo de Cristo que é a Sua Igreja (I Co 12:25-31).   

2º - QUAL A MISSÃO DA IGREJA QUE PREGA AS VERDADES DE DEUS?

R – Existe a Igreja pessoal, os homens (I Co 12:27), sendo o templo do Espírito Santo (I Co 6:19,20). Existe também a Igreja nominal, organizada, com templo físico (II Co 8:1). Sua principal missão é cumprir com o IDE de Jesus (Mt 28:19,20), Evangelizando, curando e ensinando o valor de toda a Bíblia para vida do cristão (II Tm 3:16,17). Mostrar aos pecadores o perdão de Cristo, ensinando a todos a amar e a respeitar a Deus e ao próximo (Dt 6:5 e Lv 19:18), revelando a função da Lei de Deus, incluindo a observância do Santo Sábado e seu benefício para toda a humanidade (Ap 14:12). Pregar a breve volta de Jesus, advertindo ao mundo sobre o juízo vindouro de Cristo (Tt 2:13  e Ap 14:6,7). Sua Igreja vive estes requisitos?

DONS AS FERRAMENTAS DAS OBRAS DEUS
3º - COMO DEUS REVELA SUA VONTADE À IGREJA?

R – Através dos dons, inclusive o dom de profecia (Am 3:7). Na Igreja que prega as verdades para o tempo do fim, não é diferente. O dom de profecia deveria se manifestar nos últimos dias (Jl 2:28), mas tudo deve ser feito com muita ordem e decência (I Co 12:6 e 10 e 14:40), e como humildes cristãos, devemos crer em seus profetas que andarem segundo os Mandamentos de Deus (II Cr 20:20 comparar com Is 8:20).

4º - QUE LUGAR TEM O DOM DE PROFECIA NA IGREJA VERDADEIRA?

R - “A Igreja que não tem profeta pode facilmente se corromper” (Pr 29:18 ver também Os 4:6). Orientações de ordens espirituais e denominacionais, foram reveladas à Igreja verdadeira, objetivando o aperfeiçoamento e preparo dos filhos de Deus (Ap 1:1-3). A igreja verdadeira mantém o testemunho de Jesus, que é o “Espírito de Profecia” (Ap 19:10). Ouça bem isto! O dragão (Satanás) está irado contra esta Igreja que ensina e guarda os Mandamentos de Deus (Ap 12:17; Conf. Ex 20:3-17). Muitos que nos ouvem precisam ser conduzidos ainda a esta Igreja verdadeira: esta obra é do Espírito Santo. Ele está apresentando a Sua Igreja a você agora. Ouça o Seu apelo, e não endureçais o vosso coração (Sl 95:7,8). É necessário você nascer de novo (Jo3:3). O dom de profecia deve ser evidente nesta Igreja. São mensagens que nos faz crescer na graça de Cristo e também em nossa vida pessoal e na missão global de evangelização. Você pode estar se perguntando! Existe alguma igreja que apresente estas qualidades acima? Para responder, convido-o a conhecer um pouco mais da Igreja que apresenta estas mensagens que você está apreciando agora. Sugiro que você leia alguns livros; como: “Vida de Jesus” “O Grande Conflito” – “Parábolas de Jesus” “Caminho a Cristo” e outros da escritora cristã “Ellen G. White” editados pela CPB. Você verá como Deus tem confiado Sua mensagem e manifestado Seus dons a uma Igreja nos últimos dias, e sentirá a presença do Espírito Santo através de mensagens que o levará a compreender com mais clareza as “Sagradas Escrituras”.

SUSTENTO FINANCEIRO DA OBRA DE DEUS
5º - COMO A IGREJA DE CRISTO DEVE SER MANTIDA FINANCEIRAMENTE?

R - Não quero aqui falar apenas de dinheiro, mas sim de fidelidade a Deus que é o dever de cada um de nós cristãos. Muitos têm deturpado esta questão nas igrejas, mas a obra de Deus não pode ser prejudicada por atitudes egoístas de alguns líderes que se vale de sinceros corações, para simplesmente crescerem o seu patrimônio terreno. A verdade é outra. Vejamos: Toda entidade tem sua necessidade de sobrevivência, e a Igreja de Cristo também precisa se manter no plano terreno. Para isso Jesus instituiu o “Plano dos “Dízimos e Ofertas Voluntárias” (Ml 3:10). Seu objetivo é: sustentar a obra de evangelização, aplicar em assistências sociais, e suprir às necessidades pessoais e familiares dos ministros que dedicam suas vidas ao trabalho do Senhor em prol do semelhante (At 2:45 e 6:1-5). Jesus advertiu os líderes religiosos de Sua época, de que eles deviam praticar os preceitos da Lei que envolvem a justiça e a misericórdia, e também devolverem os dízimos ao Templo de Deus (Mt 23:23 , 22:21), e nós não devemos ser diferentes para não incorrermos nesta falta, roubo a Deus (Ml 3:8). Caro amigo! Lembre; Deus não muda nunca (Ml 3:6). Provai e vede que o Senhor pode abençoar-nos muito mais do que necessitamos (Ml 3:11, Fl 4:19). Entregue-se completamente sua vida aos cuidados deste Soberano Deus. Ele te Ama e te ajuda. Os Dízimos, devem ser utilizados para o avanço da obra de Cristo, para alcançar corações sinceros a Deus em toda a humanidade. Mas veja bem! Se alguém estiver fazendo má uso ou emprego do dinheiro do Senhor, saiba que cada um destes darão conta de cada centavo gasto indevidamente. Porém cabe a nós sermos leais na devolução dos dízimos como prova de nossa gratidão, amor e confiança nas promessas de Deus, por tudo que Ele fez e continuará fazendo por todos nós (Jo.3:16 e  10:16). 

Decida agora Ore comigo: Senhor nosso Deus. Creio que ainda existe  alguma Igreja verdadeira nestes últimos dias, e que o Espírito Santo ainda derrama os dons nesta Igreja. Desejo conhecê-la e também fazer parte deste povo, contribuindo também com meus talentos e recursos para a divulgação do evangelho eterno aos meus irmãos em todo o mundo. A Ti Senhor entrego agora a minha vida, em nome de Jesus, Amém! 

Tema 07: Normas, Conduta e Vida Cristã

Se você perguntar a uma criança com quem ela quer se parecer quando crescer, ela dirá com toda a simplicidade: “Quero ser como o papai, ou como a mamãe”. Na verdade, quando ela atinge a idade adulta, parece esquecer do seu alvo de criança. As boas normas ensinadas pelos pais, quase sempre já não fazem mais sentido em sua vida, e ao trilhar seus próprios caminhos, a vida pode se tornar amarga, e ter conseqüências dolentes. Deus também espera que nós, como Seus filhos, portemos segundo as Suas normas ditadas para o nosso bem.  Como você às têm praticado?  

NORMAS PARA UM SANTUÁRIO VIVO
1º - A QUE DEUS COMPARA O CORPO HUMANO?

R -“Acaso não sabeis que vosso corpo é Santuário do Espírito Santo” (I Co 6:19)? Portanto Ele disse: “Sede santos, porque Eu sou Santo” (I Pe 1:15). Seu desejo é de sempre habitar com Seus filhos. No início foi assim (Gn 3:8,9). Após o pecado, Deus ordena a construção de um santuário móvel no deserto (Ex 25.8), e posteriormente, um Templo em Jerusalém, onde Ele se encontrava com Seu povo (II Cr 7:1-3). Depois, Deus marca Sua presença entre os homens na pessoa de Jesus (Jo 1:1e 18). Ao Jesus subir ao Céu, Deus passou a habitar no coração do próprio homem através               do Espírito Santo (Jo 15:26). Desta forma, nos tornamos um “templo vivo” pessoal e individual do Santo Espírito (Jo 14:26,27). Imagine você todo limpo, de roupas brancas como a neve, ser convidado a morar numa casa toda desarrumada, suja, desorganizada, e muito lixo espalhado por todo o lado. Você não se sentiria bem não é mesmo? Pode ser que você até mesmo tentaria entrar, mas o ambiente não seria compatível com o seu caráter. Amigo! Assim se sente o Espírito Santo quando vem para habitar no homem e este não oferece as condições favoráveis a Sua habitação. Quase sempre Ele chega até entrar em muitos corações para cear com eles, mas muitos não querem permitir a limpeza completa de seu coração. Depois de muito se esforçar, o Espírito Santo rejeitado, sai à procura de outra morada (Mt 13:1-9). Deus deseja organizar a sua casa espiritual, física, social e moral, e creio que Ele já começou em você esta obra. Permita-O concluí-la.
Deus almeja que você tenha também boa saúde física quanto à espiritual (III Jo vs 2). Por isso, Ele estabeleceu “normas” básicas, e, ao alcance de todos. Sempre Deus começa pela alimentação, e esta, poderá definir também nossa vida eterna ou a morte eterna. Vejamos.

ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA O HOMEM
2º - QUAIS OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS INDICADOS POR DEUS AO HOMEM?

R - “Toda erva verde que dê fruto, que dê semente, vos será para mantimento” (Gn 1:29). O Homem se alimentava apenas de vegetais, Ainda não havia morte nem de animais para servirem de alimento ao homem. Um certo dia comeram de um fruto  que Deus ordenara não comer, e com isto pecaram (Gn 2:17). Após o pecado invadir o nosso mundo, desencadeou a morte. Mesmo antes do Dilúvio a Bíblia registra a distinção entre animais limpos e imundos. Quando a arca que Noé construiu estava pronta, Deus suscitou os animais para se salvarem das águas do Dilúvio, vindo de todos os lados, de par em par; eram Sete casais dos animais limpos e um casal dos animais imundos (Gn 7:2). Quando a arca pousou em terra firme, não havia mais plantas; demoraria um pouco até que brotassem. Então Noé teve permissão para comer carne, matar dos animais limpos que havia Sete casais e ainda assim não prejudicaria a perpetuidade da espécie. Porém, com a ingestão de carne como alimento, agora aquela geração que antes exclusivamente vegetariana, viviam mais de 900 anos, viu seus anos de vida serem reduzidos ao que hoje vivemos. ( 70 à 90 anos. Compare   Gn 6:3 e 8:20 com Sl 90:10).




3º - ANIMAIS QUE SE PODEM COMER E OS QUE NÃO SE PODEM  COMER. 

R – Animais próprios para alimentos: Os que ruminam e o casco se dividem em dois: Ex: Vaca, cabra, ovelha e outros (confira: Lv 11:3). Carne, porém com o seu sangue, gorduras, banha, molho pardo etc. NÃO comerá, quer de gados, quer de aves, O sangue é vida, comê-lo é desrespeito à vida e a Deus (Gn 9:4 e Lv 7:22-27). Animais impróprios (imundos) para alimentos: Ex. Cavalo, coelho, lebre, tatu, também o porco; estes vos serão imundos (Lv 11:7,8). Leia todo o capítulo onze de Levítico e conheça mais sobre a Lei dos animais, aves e peixes, limpos e imundos, que podemos comer, e dos que não podemos comer, conforme determinou Deus (Lv 11:46,47). Muitos que se dizem cristãos defendem o uso dessas carnes imundas como sendo alimento, dizendo que se você orar tudo fica purificado. Não acrediteis neles, isto é uma mentira semelhante à que Satanás disse à Eva: “Pode comer que não morrerás” (Gn 3:2-4 ). A verdade é que Jesus jamais morreu para purificar as carnes de animais imundos e torná-las alimentos. Ao contrário, Ele permitiu que uma legião de demônios entrasse nos porcos e estes pereceram no mar (Mc 5:7-14). Você acha que se carnes imundas fossem alimentos, Jesus deixaria isto? Perder toneladas de carnes no mar, enquanto poderia saciar a fome de tantas pessoas? É claro que não. Deus purifica sim pela oração o que Ele criou como alimento saudável para os homens (I Tm 4:4,5); carnes imundas nunca foram alimentos. Filhos!  Não continue mais nestes enganos, creia na Bíblia e Cristo te esclarecerá. Amigo! Não queira pecar pelo que você come. Lembre-se que Adão e Eva pecaram por comer do fruto proibído (Gn 3:6,7). Os que com conhecimento fazem uso em seus cardápios de carnes de animais imundos estão irritando a Deus (Is 65:3,4). Estes serão consumidos pelo fogo do juízo (Is 66:17). E Isto é grave. Ele quer poupá-lo desta futura sentença, ajudando-o a vencer estes apetites pecaminosos. Não destrua sua vida pelo que você come (Rm 14:15 e 21). Confie no poder de Jesus e ajude a outros também.

4º - PORQUE NÃO CONVÉM USAR BEBIDAS ALCÓLICAS, ESTIMULANTES E DROGAS?

R – “O vinho é escarnecedor e a bebida forte alvoroçadora, o homem que por eles se entrega, nunca será sábio” (Pv 20:1 e 23:20,21). Bebidas alcoólicas, estimulantes, certos chás, drogas, e até mesmo o café e refrigerantes que contém cafeína alteram o metabolismo do corpo, embrutecem o cérebro, abalam o sistema nervoso, causam dependências, doenças gástricas e reduzem a capacidade mental e psicológica, diminuindo assim os anos de vida do homem. O uso destes afetam muitas vezes a conduta moral de seus usuários, e conseqüentemente influem no relacionamento com a família, com seu próximo e com Deus. Ainda há tempo pra você repudiar estes males! Comece agora a abandoná-los, e não destrua seu próximo oferecendo-lhe estas drogas e bebidas fatais (I Co 6:9,11 , Ha 2:15). A solução para vencer os vícios é Jesus! “Sem Cristo nada podeis fazer” (Jo 15:5). Se você convive com alguma dessas dependências, não gostaria de ser libertado agora, dedicar-se inteiramente como templo para o Espírito Santo, e glorificar a Deus no vosso corpo (I Co 6:19 )? Cristo é a sua libertação! Peça a Deus agora  Sua ajuda – Ele te fortalecerá!

CONDUTA E VIDA MORAL DO CRISTÃO
5º - QUAL DEVE SER A APARÊNCIA PESSOAL QUE AGRADA A DEUS?

R – Neste século de culto ao corpo, corremos o risco de nos entregarmos às modas extravagantes. Exercícios são saudáveis e necessários. Sua roupa pode ser elegante, mas sem causar escândalos. Seus divertimentos devem existir, mas com precauções. Como nos livrar daquelas tentações negativas? A Bíblia nos orienta com segurança. Vejamos: Tanto os homens, quanto às mulheres, devem se vestir com decência e modéstia. “Não adorneis com ouro ou pérolas, mas com bom senso e sem escândalos para os outros, pois assim se portaram as mulheres e homens fiéis do passado” (I Tm 2:2,10 , I Pe 3:3-7 e Dt 22:5). “Seja, porém o homem interior, de espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus (I Pe 3:4). Lugares que o Cristão não deve freqüentar: Ambientes de divertimentos onde   há: discórdia, violência, escárnio, palavrões, pornografia, imoralidades, espetáculos de encantamentos, práticas ocultistas, desrespeito à vida, a natureza e blasfêmias usando o nome de Deus em vão (Dt 18:9-14). Filhos, lembre-se do Mandamento da Lei de Deus: Honrar Pai e Mãe, para que prolongue os seus dias nesta terra e sejam  famílias felizes (Ef 6:1-4). Nem tudo que parece belo, ou saboroso, é bom para sua vida física, mental e espiritual. Nem tudo que é lícito nos convém (I Co 3:16,17); portanto, glorificai a Deus através do vosso corpo ( I Co 10:31). Amigo! Permita Deus cuidar de você em todas as coisas. O mundo vos odeia como odiou a Jesus, e apresenta mil e um enganos para que peques contra seu próprio corpo e contra a Palavra de Deus. Mas Cristo veio para verdadeiramente nos libertar (Jo 8:32), e nos dar condições especiais de seguí-lO com temor e amor a Deus e ao próximo (I Pe 2:21 e17), com todo zêlo pela causa de Deus (I Pe 3::13). Você que crê nas Palavras inspiradas como fonte de correção e reabilitação do homem de Deus (II Pe 1:21 e II Tm 3:16,17), buscará agora forças em Cristo para romper com os costumes e hábitos prejudiciais à sua vida. Deus quer te dar vida em abundancia, não só aqui, mas também na eternidade (Fl 4:13 e Jo 10:10). Ouça isto com atenção: “Deus concede o Espírito Santo aos que lhe obedecem” (At 5:32), e praticar os princípios de saúde indicados na Bíblia é questão de obediência a Deus. Se você tem falhado sabendo ou não destas verdades, Atente para este apelo do Espírito Santo: “Deus não leva em conta os tempos da ignorância, mas, anuncia a todos que se arrependam e se voltem para Cristo (At 17:30,31).  Qual é sua decisão a partir de agora? Deixe o Médico dos médicos, Jesus, cuidar de toda a sua saúde e vida. Este é o meu desejo também para você e sua família.

Decida agora. Ore comigo: Senhor! Sei que deseja tudo de bom para mim. Que eu tenha saúde e viva feliz, pois preciso cuidar melhor de meu corpo e mente. Ajude-me a abster de vícios, de bebidas inconvenientes e comidas impuras, e viver segundo todos os princípios estabelecidos em Sua Santa Palavra. Assim, o Santo Espírito habitará continuamente em mim, e serei uma testemunha eficaz do Seu amor e cuidado especial que tem pelos Seus filhos. Por Jesus, Amém!