Você já percebeu como as pessoas se encontram com um alto grau de stress? Às vezes acontece com você mesmo. Quase toda raça humana mostra-se esgotada, mentes cansadas e fraquezas que os levam muitas vezes ao fundo do poço. Onde está o problema? E com você, está tudo bem? Não falta nada em sua adoração a Deus? Descubra a solução que Deus tem para que as pessoas vivam verdadeiramente felizes.
A LEI E SUA FUNÇÃO
1ª - POR QUEM, E QUANDO FOI ESCRITA A LEI MORAL DE DEUS?
R. Muitos hoje dizem que a Lei foi escrita por Moisés o profeta; é mais um grande engano! A Bíblia diz que a SANTA LEI foi escrita pelo próprio Deus. Primeiro no Jardim do Éden estava a Lei representada pela “Árvore da Ciência do Bem e do Mal” (Gn 2:9), e não comendo do seu fruto, todos se resguardariam da morte pela obediência (Gn 2:17). Mesmo depois do pecado nos tempos dos patriarcas, a Lei fora escrita no coração dos filhos de Deus (Gn 3:3). Veja: Abraão o pai da fé guardou as minhas Leis (Gn 26:5). Somente depois do cativeiro Egípcio, foram escritos “os Dez Mandamentos” pelo “dedo de Deus” em duas tábuas de pedra, e entregues ao profeta Moisés que leu ao povo com o propósito de restabelecer à obediência ao Deus Criador (Dt 5:22 e 6:2)
2ª - O QUE A LEI REVELA E A QUEM ELA CONDUZ O PECADOR?
R: A Lei revela o pecado (I Jo 3:4); “A Lei é o termômetro para Deus medir o quanto estamos vivendo segundo Sua vontade, ou, se estamos em débito com os Seus princípios de Amor”. Neste caso, o pecador arrependido, por sua vez, recorrerá a Jesus para perdoá-lo. Assim a Lei nos conduz Cristo (Gl. 3:24).
3ª - QUAL LEI NA BÍBLIA REVELA O PECADO?
R: Os Dez Mandamentos, “a Lei do Amor” (Ex 20:3-17), escritos em tábuas de pedra (Dt 4:13), Veja o resumo: 1- Não terás outros deuses. 2- Não farás para ti imagens de escultura, nem lhes darás culto. 3- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 4- Lembra-te do dia de Sábado para o santificar. 5- Honra teu pai e a tua mãe. 6- Não matarás. 7- Não adulterarás. 8- Não furtarás. 9- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 10- Não cobiçarás nada que pertença ao teu próximo.
4ª - COMO JESUS AGIU PARA COM A SUA SANTA LEI?
R: É muito importante você saber que foi o próprio Jesus quem deu as tábuas da Lei ao profeta Moisés lá no Monte Sinai (Ex 31:18 compare com I Co 10:1-4 e Jo 1:3). Jesus e o Pai são um (Jo 10:30). Ele é o mesmo todo poderoso que há de vir, e também o Alfa e o Ômega (Ap 1:8 comparar com Ap 22:13) (Ver Tema 01). Portanto a Lei estava sempre em Seu coração (Sl 40:8) Jesus não autorizou mudar nem sequer uma vírgula da Lei enquanto houvesse Céu e terra (Mt 5:17,18). Sabemos que a mudança de alguns Mandamentos da Lei de Deus foi imposta pelo homem do pecado (II Ts 2:9-11) cumprindo a profecia de Daniel 7:25 que diz que, “Cuidariam em mudar os tempos e a Lei”. Apesar disso “todos os Seus Mandamentos são Justiça e verdades eternas (Sl 119:142), e todo aquele que verdadeiramente amar a Deus e a Seus filhos, guardarão os Seus Mandamentos (I Jo 5.2,3). Este é o povo fiel; “Os que guardam os Mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (Ap.14.12). Você precisa fazer parte desses adoradores. Lembre-se de seguir o exemplo de Jesus: Amor leva à obediência (Jo 15:10). E aquele que guarda os Seus Mandamentos nEle está e Ele nEle (1Jo 3:24). “Se Me amais, guardareis os meus (Dez) mandamentos” (Jo. 14:15) – Você ama verdadeiramente a Jesus?
5ª - O DESCANSO SEMANAL: QUAL O DIA SANTO DA LEI DE DEUS?
R – Há muitos lideres religiosos que prega ser o “Domingo” o dia do Senhor, apoiando suas defesas no fato da ressurreição de Jesus ter se dado no primeiro dia da Semana. Porém, a Bíblia em parte alguma apóia esta conclusão pretensiosa. A ressurreição de Jesus não aconteceu para mudar o dia Santo Bíblico, e sim para
mudar a nossa situação espiritual, “dar vida aos que estavam mortos em seus pecados” a todos aqueles que nEle crer (Jo 3:16). O único e eterno dia Santo estabelecido por Deus foi e será sempre o Sábado; lemos em Ex 20:8 a 11 “Lembra-te do dia de Sábado para o santificar”. Jesus, quando viveu aqui, reconheceu o Sábado e o guardou (Lc 4:16 e 31). Ele ensinou que aos Sábados é lícito fazer o BEM ao próximo, algo que muitos religiosos de sua época não praticavam (Mt 12.12). Era ciente de que o Sábado estaria em vigência mesmo após Sua morte, orientando Seus discípulos à guardá-lo (Mt 24:20). Maria Sua mãe e outras mulheres guardaram o Sábado mesmo depois da morte de Jesus (Lc 23:54 a 56). Paulo, e todos os Apóstolos e os discípulos continuaram a guardar o Sábado (At 17:2 e cap. 13:42 a 44). João teve muitas de suas visões no dia do Senhor, o Sábado, (Ap 1:10 comparar com Is 58:13). Hoje muitos professos cristãos estão deixando de santificar o Sábado por falta de esclarecimento por parte de seus líderes que negligenciam este 4º mandamento e também a outros, para guardar apenas tradições de Igrejas pregando e fazendo do Domingo ou qualquer outro dia da semana um “dia santo,” não distinguindo entre o santo e o profano (Ez 22:26). Se você não sabia, a mudança da santificação do Sábado para o Domingo foi por imposição da Igreja cristã Romana nos séculos II ao IV depois de Cristo; apoiada pelo decreto do Imperador Constantino no Ano 321 d.C, quando os principais líderes da Igreja cristã de Roma com sua autoridade papal e o estado de Roma juntaram suas forças para consolidar a união entre o cristianismo e o paganismo; decretaram então por conta própria a mudança do Sábado para o domingo. No entanto não devemos viver uma religião que obedece aos homens e suas ordens ignorando a Deus. Para Jesus, torna-se uma vã adoração (Mc 7:7-9). Há aqueles que alegam trabalhar no Sábado com medo de passar necessidades na família.
Meu amigo! Lembre-se que nosso Deus é o Todo Poderoso, Ele é suficientemente capaz para sustentar todos os Seus filhos apenas com o poder de Sua Palavra, quanto mais dando-nos seis dias na semana para nossos trabalhos. O que falta para você, a fé? Confie, e se entregue a toda a vontade do Senhor e o mais Ele fará por você e sua família (Sl 37:5). É certo que Jesus disse que “o Sábado foi feito por causa do homem” (Mc 2:28). Por quais causas? Primeiro: Para reconhecer somente ao Senhor como o Seu Criador. Para O santificá-lo e ser santificado por Deus. Para o deleite e descanso físico e espiritual em Cristo. Receba agora este presente de Deus para sua vida. “O Sábado é para você e sua família também adorar a Deus”!
6º - QUANDO E PORQUE O SÁBADO SE TORNOU O DIA SANTO?
R - “E tendo acabado no dia Sétimo a Sua obra, e isto na primeira semana da criação (Gn 2:1-3), Deus descansou, abençoou e santificou o Sétimo dia (Gn 2:1-3). Qual é o sétimo dia? Diz a Bíblia: “Mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus” (Ex 20:10). E Jesus sendo o único Deus, afirmou: “O Filho do Homem é Senhor até do Sábado (Mc 2:28)”. É também o “Selo” da Lei no coração e na fronte dos filhos de Deus em todos os tempos (Is 8:16 , Ap 7:3). Cristo criou o homem e o Sábado com um só propósito de: “ambos serem santificados para o Senhor ”(Lv 19:2 e Ex 31:14). Quando o homem deixa de reconhecer esta verdade, poderá sofrer sérias conseqüências. Veja este exemplo em Ne 13:15-22). Deus não quer isto para você. Ele tem bênçãos especiais pra te dar no Santo Sábado. Tanto aqui nesta terra como na nova terra, o Céu (Is 66:23).
7º - QUE HORAS COMEÇA O SÁBADO E COMO SANTIFICÁ-LO?
R – Todos os dias da semana inicia-se pela tarde (Gn 1:5). O Sábado começa no pôr do Sol de cada Sexta Feira; de tarde a tarde celebra-se o Sábado (Lv 23:32). Devemos fazer todos os preparativos antes de entrar o Sábado; por exemplo: preparar a casa, as vestes, fazer as compras, pagar e receber as contas, e se possível preparar os alimentos não perecíveis, tudo isto na Sexta Feira, que é o dia de preparação (Mc 15:42 , Lc 23:54,55). Isto é conselho da Bíblia. Deus concede as bênçãos para o Sábado com antecedência, como o exemplo de provisão do“mana” que foi o alimento de Israel (Ex 16:22-23). O maná caia todos os dias, exceto no Sábado; e na Sexta Feira, era dado em dobro para sobrar para o Sábado. No Sábado não devemos realizar trabalhos seculares, nem mesmo a nossa própria vontade, não falando palavras vãs no Sábado (Is 58:13:14). É um dia especial de deleites espirituais. Ir à Igreja para adoração e comunhão e após, exercitar a prática do bem ao próximo seguindo os exemplos de Jesus, “É lícito fazer o bem aos Sábados”. Visitar enfermos, parentes e amigos, passear na natureza com os filhos, orarmos por todos eles, e falar da salvação que Cristo nos oferece.
8º - NA NOVA TERRA, QUE DIA SANTO SERÁ LEMBRADO POR DEUS?
R – Tudo de mal e de engano desta velha terra ficará no esquecimento (Is 65:17). Mas, o Santo Sábado novamente lá estará, “E será que de um Sábado a outro, virá toda carne a Me adorar diz o Senhor” (Is 66:22,23). O Sábado fez parte das dádivas de Deus ao homem antes do pecado, na criação (Gn 2:1-3, Mc 2:28), por isso mesmo ele perdurará na nova terra como o “sinal” para sempre da criação e santificação de Deus a Seu povo, que serão a “Nação santa e raça eleita que venceram pelo sangue de Jesus (Ez 20:12 e 20, I Pe 2:9). Amigo! O mundo nos sobrecarrega com os cuidados desta vida, tudo parece difícil e muitos acham impossível servir a Deus no Seu Santo Dia. Mas você que deseja estar no Céu com Cristo, decida a partir de agora a andar em todos os Seus caminhos, guardando a Sua “Lei do Amor”, incluindo a santificação do Sábado. Lance hoje mesmo todas as suas ansiedades nas potentes mãos de Jesus. Ele te libertará e te fortalecerá. Então você poderá dizer: “Verdadeiramente sou feliz”, Porque a Bíblia Diz: “Tudo posso nAquele que me fortalece” (Fl 4:13).
Decida agora. Ore comigo: Pai, ciente do valor de toda Sua santa Lei para minha vida hoje, creio que o santo Sábado é o único Dia do Senhor. Desejo guardá-lo com todo carinho, por amor ao Senhor, e para o meu descanso físico, mental e espiritual em Jesus. Me ajude a ter coragem para resistir aos que não aceitam a Sua palavra. Seja o meu escudo e minha força. Te amo Senhor. Em nome de Jesus, Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário