quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tema 06 - À Igreja, Dons e Sustento da Obra.

Já pensou você andando pelas ruas, e encontrar um par de pernas, ou dois braços vagueando, sem cabeça, sem quadris, não sabendo para onde vão e a quem pertencem? Assim é uma pessoa sem Igreja. Qualquer membro não sobrevive fora do corpo. Jesus apresenta Sua Igreja sendo o corpo, e Ele mesmo a Cabeça deste corpo, que é a Igreja (Cl 1:18). Ele precisa de você também com seus dons e seus talentos para continuar a obra de Sua Igreja nesta terra (Ef 5:30).

A IGREJA: CASA DE ORAÇÃO PARA TODOS OS POVOS
1º - QUEM É A PEDRA EM QUE FOI EDIFICADA A IGREJA DE DEUS?

R – “E sobre esta Pedra edificarei Minha Igreja” (Mt 16:16-18). Quem é a Pedra referida por Jesus como base da Sua Igreja? É o próprio Jesus, e não o Apóstolo Pedro. Este foi um homem violento, e negou a Jesus por três vezes (Mc 14:30 e 68). Embora tenha se arrependido; esse não era o motivo porque Pedro não era a pedra. É porque Jamais Deus usaria um homem como fundamento de Sua Igreja (At 4:11,12 , Hb 4:15). Ao contrário, o próprio Pedro reconheceu que só Jesus é a Pedra angular e preciosa que sustenta a Igreja (At 4:8 e 11), e confirmou sua declaração anterior em sua carta final (I Pe 2:6,7). Após sua conversão, Pedro foi um com os demais a dirigirem a Igreja de Sua época, e juntos, perseveravam unânimes na fé em Jesus (At 1:14). Pedro não é a Pedra que Jesus mencionou, e tampouco foi o primeiro Papa que a Igreja Católica Romana reivindica. Ora, Pedro foi um discípulo que no seu ministério apostólico, serviu a Deus em todos os seus caminhos, inclusive na guarda dos Dez Mandamentos Bíblicos (Ex 20:3-17), e não em mandamentos de homens que a mesma Igreja Romana ainda prega hoje (Mc 7:7,8), confira:  (At 5:29 e II Pe 2:21 e 3:1,2). Além do que, Pedro era casado, o que contraria a prática de qualquer Igreja que defenda o celibato para os Papas. (Ver Marcos 1:30 – Pedro tinha sogra o que o indica ser casado). E a Igreja de Cristo, não deve proibir o casamento dos Bispos (I Tm 4:3 e Tt 1:7,8).Com certeza, Jesus referiu a Si próprio como a Pedra Angular, O modelo e espelho de Sua Igreja (Ef 2:20). O Apóstolo Paulo também fez menção de Cristo como a Rocha que seguiu o povo de Deus no deserto (I Co 10:4), mesmo assim, muitos a rejeitaram; e Ele tornou para àqueles, a Pedra de tropeço, mas para os que creram, a Pedra viva da salvação (I Pe 2:3-8). O próprio Cristo foi quem fundou Sua Igreja e delegou funções aos homens para que estes levassem há bom termo a obra de evangelização do mundo (I Pe 1:1-20). Concedeu dons; uns para profetas, outros para apóstolos, evangelistas, pastores ou doutores (Ef 4:11-12). A obra individual de cada um destes se destina ao aperfeiçoamento dos santos, para a edificação do corpo de Cristo que é a Sua Igreja (I Co 12:25-31).   

2º - QUAL A MISSÃO DA IGREJA QUE PREGA AS VERDADES DE DEUS?

R – Existe a Igreja pessoal, os homens (I Co 12:27), sendo o templo do Espírito Santo (I Co 6:19,20). Existe também a Igreja nominal, organizada, com templo físico (II Co 8:1). Sua principal missão é cumprir com o IDE de Jesus (Mt 28:19,20), Evangelizando, curando e ensinando o valor de toda a Bíblia para vida do cristão (II Tm 3:16,17). Mostrar aos pecadores o perdão de Cristo, ensinando a todos a amar e a respeitar a Deus e ao próximo (Dt 6:5 e Lv 19:18), revelando a função da Lei de Deus, incluindo a observância do Santo Sábado e seu benefício para toda a humanidade (Ap 14:12). Pregar a breve volta de Jesus, advertindo ao mundo sobre o juízo vindouro de Cristo (Tt 2:13  e Ap 14:6,7). Sua Igreja vive estes requisitos?

DONS AS FERRAMENTAS DAS OBRAS DEUS
3º - COMO DEUS REVELA SUA VONTADE À IGREJA?

R – Através dos dons, inclusive o dom de profecia (Am 3:7). Na Igreja que prega as verdades para o tempo do fim, não é diferente. O dom de profecia deveria se manifestar nos últimos dias (Jl 2:28), mas tudo deve ser feito com muita ordem e decência (I Co 12:6 e 10 e 14:40), e como humildes cristãos, devemos crer em seus profetas que andarem segundo os Mandamentos de Deus (II Cr 20:20 comparar com Is 8:20).

4º - QUE LUGAR TEM O DOM DE PROFECIA NA IGREJA VERDADEIRA?

R - “A Igreja que não tem profeta pode facilmente se corromper” (Pr 29:18 ver também Os 4:6). Orientações de ordens espirituais e denominacionais, foram reveladas à Igreja verdadeira, objetivando o aperfeiçoamento e preparo dos filhos de Deus (Ap 1:1-3). A igreja verdadeira mantém o testemunho de Jesus, que é o “Espírito de Profecia” (Ap 19:10). Ouça bem isto! O dragão (Satanás) está irado contra esta Igreja que ensina e guarda os Mandamentos de Deus (Ap 12:17; Conf. Ex 20:3-17). Muitos que nos ouvem precisam ser conduzidos ainda a esta Igreja verdadeira: esta obra é do Espírito Santo. Ele está apresentando a Sua Igreja a você agora. Ouça o Seu apelo, e não endureçais o vosso coração (Sl 95:7,8). É necessário você nascer de novo (Jo3:3). O dom de profecia deve ser evidente nesta Igreja. São mensagens que nos faz crescer na graça de Cristo e também em nossa vida pessoal e na missão global de evangelização. Você pode estar se perguntando! Existe alguma igreja que apresente estas qualidades acima? Para responder, convido-o a conhecer um pouco mais da Igreja que apresenta estas mensagens que você está apreciando agora. Sugiro que você leia alguns livros; como: “Vida de Jesus” “O Grande Conflito” – “Parábolas de Jesus” “Caminho a Cristo” e outros da escritora cristã “Ellen G. White” editados pela CPB. Você verá como Deus tem confiado Sua mensagem e manifestado Seus dons a uma Igreja nos últimos dias, e sentirá a presença do Espírito Santo através de mensagens que o levará a compreender com mais clareza as “Sagradas Escrituras”.

SUSTENTO FINANCEIRO DA OBRA DE DEUS
5º - COMO A IGREJA DE CRISTO DEVE SER MANTIDA FINANCEIRAMENTE?

R - Não quero aqui falar apenas de dinheiro, mas sim de fidelidade a Deus que é o dever de cada um de nós cristãos. Muitos têm deturpado esta questão nas igrejas, mas a obra de Deus não pode ser prejudicada por atitudes egoístas de alguns líderes que se vale de sinceros corações, para simplesmente crescerem o seu patrimônio terreno. A verdade é outra. Vejamos: Toda entidade tem sua necessidade de sobrevivência, e a Igreja de Cristo também precisa se manter no plano terreno. Para isso Jesus instituiu o “Plano dos “Dízimos e Ofertas Voluntárias” (Ml 3:10). Seu objetivo é: sustentar a obra de evangelização, aplicar em assistências sociais, e suprir às necessidades pessoais e familiares dos ministros que dedicam suas vidas ao trabalho do Senhor em prol do semelhante (At 2:45 e 6:1-5). Jesus advertiu os líderes religiosos de Sua época, de que eles deviam praticar os preceitos da Lei que envolvem a justiça e a misericórdia, e também devolverem os dízimos ao Templo de Deus (Mt 23:23 , 22:21), e nós não devemos ser diferentes para não incorrermos nesta falta, roubo a Deus (Ml 3:8). Caro amigo! Lembre; Deus não muda nunca (Ml 3:6). Provai e vede que o Senhor pode abençoar-nos muito mais do que necessitamos (Ml 3:11, Fl 4:19). Entregue-se completamente sua vida aos cuidados deste Soberano Deus. Ele te Ama e te ajuda. Os Dízimos, devem ser utilizados para o avanço da obra de Cristo, para alcançar corações sinceros a Deus em toda a humanidade. Mas veja bem! Se alguém estiver fazendo má uso ou emprego do dinheiro do Senhor, saiba que cada um destes darão conta de cada centavo gasto indevidamente. Porém cabe a nós sermos leais na devolução dos dízimos como prova de nossa gratidão, amor e confiança nas promessas de Deus, por tudo que Ele fez e continuará fazendo por todos nós (Jo.3:16 e  10:16). 

Decida agora Ore comigo: Senhor nosso Deus. Creio que ainda existe  alguma Igreja verdadeira nestes últimos dias, e que o Espírito Santo ainda derrama os dons nesta Igreja. Desejo conhecê-la e também fazer parte deste povo, contribuindo também com meus talentos e recursos para a divulgação do evangelho eterno aos meus irmãos em todo o mundo. A Ti Senhor entrego agora a minha vida, em nome de Jesus, Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário