quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tema 03 – O Mal, o Juízo e a Fé

De Norte a Sul, de Leste à Oeste deste mundo, se propagou o mal, toda a forma de violência, guerras, injustiças sociais e o engano, Tudo isto estão nas primeiras páginas dos jornais. O mundo jaz no maligno. Como foi o início de todos estes males? Para onde correr agora? Que final Deus dará para os que não se arrependerem de tais práticas?

O MAL: SINÔNIMO DE PECADO.
O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
1º - ONDE, QUANDO, E EM QUEM COMEÇOU O PECADO?

R - Muitos dizem que o mal não existe, e que pecado é fruto da imaginação humana. Estas afirmações são falsas e enganadoras. O mal e o pecado são reais! A Palavra de Deus, fonte de revelações dos mistérios espirituais nos revela que o “mal” brotou no coração de um anjo no Céu (Ez 28:17), Isso foi antes da criação do homem. Entre os seres celestiais houve uma ovelha negra, Lúcifer, um anjo que foi criado em perfeição e formosura. Diz a Bíblia: “Eras querubim da guarda ungido, e permanecias no monte santo de Deus e sobre o brilho das pedras andavas”...(Ez 28:14). Ele tinha tudo para ser eternamente feliz: autoridade, glória e vivia ao lado de Deus. Um certo dia em seu coração palpitou o mal, e desejou subir acima das estrelas de Deus e estabelecer o seu trono (Is 14:12-14). Com efeito, o orgulho subiu-lhe à mente e corrompeu a sua sabedoria e consumou o “pecado” contra Deus e Sua Palavra (Ez 28:15,16). Ouça bem! Deus “não” criou o mal. Deus criou os anjos “bons”, perfeitos; este, Lúcifer, um dos líderes angelicais, por sua conta próprias se tornou “anjo mal” e ainda convenceu a terça parte 1/3 dos anjos do Céu a conspirarem contra Deus, e juntos, lutaram contra Cristo (Miguel) e contra os anjos que mantiveram a confiança nas Palavras de Deus (Ap 12:7). Mas estes anjos maus, jamais poderiam ganhar esta luta e por suas rebeldias foram expulsos do Céu. Com isto vieram para o nosso planeta tentar o homem recém criado para desafiar a Deus e implantar o mal no coração da humanidade (Ap 12:8,9 e Lc 10:18).


2º - POR INTEMÉDIO DE QUEM O PECADO CONTAMINOU O HOMEM?

R - Primeiramente pelo casal Adão e Eva pela desobediência às ordens de Deus. Foram advertidos a não comerem do fruto da “árvore do conhecimento do bem e do mal” para não morrerem (Gn 2:15-17). Mas usaram do livre arbítrio, e foram desleais e infiéis a Deus, dando ouvidos à serpente (o diabo, aquele anjo caído). Cobiçaram a sabedoria de Deus e também pecaram (Gn 3:4-6), sentindo na pele as terríveis conseqüências do pecado que contaminou todo o nosso mundo, e trouxe as dores e a morte àqueles que nele habitam   (Gn  3:16-19). Contudo, o fim do pecado e seu autor, já estão determinados.

3º - QUAL SERÁ O FIM DE TODO O MAL E DE SEUS PRATICANTES?

R – “E a anjos que não guardaram o seu estado original e abandonaram o Céu, Deus os têm reservado sob trevas, em algemas eternas para o juízo do grande dia” (Judas v 6). Deus prometeu exterminar o mal para sempre, e isto se dará após a vinda de Jesus. Satanás e seus anjos serão consumidos como palha no lago de fogo (Ap 20:9,10). Amigo! Saiba que Deus pode e quer livrá-lo continuamente do mal e do pecado também, e ao ver  sua plena confiança e sentimento de dependência dEle,  ordenará aos Seus anjos para que te guardem em todos os seus caminhos (Sl 34.7). Creia e sentirás o resultado em sua vida e “já a tua mão não verás mal algum” (Sf 3:5), diz a Bíblia.

O JUIZO FINAL: QUANDO  OS LIVROS SERÃO ABERTOS
4º - COMO SE PROCESSARÁ O JUIZO DIVINO?

R - Deus há de trazer à juízo todas as obras praticadas por todos nesta vida, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más (Ec 12:14 ) que estão registradas nos livros que serão abertos (Ap 20:12). Todos comparecerão perante o tribunal de Cristo e uns receberão como recompensa vida eterna, enquanto outros, a morte eterna ( II Co 5:10).

5º - QUEM SERÃO O JUIZ , O ADVOGADO E AS TESTEMUNHAS NAQUELE DIA?

R – “O Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo o julgamento” (Jo 5:22). Jesus mesmo será o Juiz, e como Homem que foi, saberá pesar cada caso na balança da verdade. Por enquanto, Ele é o advogado que nos defende junto ao Pai (I Jo 2:1). Somente Cristo pode interceder por nós, nem os anjos bons do Céu, e tampouco os homens e mulheres bons que viveram entre nós, poderão advogar a nossa causa. Enquanto os anjos serão as testemunhas, inclusive das diversas oportunidades que Jesus concede a todos (Mt 18:10), cada ser humano aguardará a sentença que virá dos lábios de Jesus (Mt 25:34 e 41). Só Jesus é Aquele a quem todos devemos recorrer agora para obter a defesa no dia do juízo.  

6º- QUAL  LEI DEUS USARÁ PARA JULGAR A HUMANIDADE?

R - A Lei da liberdade, ou seja, os Dez Mandamentos (Tg 2:10-12) comparar com Ex 20:3-17). Esta Lei será o código de avaliação Divina para os homens e aos anjos. Todos serão julgados pela mesma Lei de Deus (Ec 12:13-14). Por isso é importante estarmos em harmonia com ela agora, e encontrar-nos isentos de culpa no dia do juízo.

7 - CIENTES QUE HAVERÁ ESTE JUIZO, O QUE DEVEMOS FAZER?

R – Crer em Jesus e buscar o seu perdão (At 17:30,31). Amar a Deus e guardar os Seus Mandamentos (Jo 14:15 e I Jo 5:2,3). Resistir o pecado confiando em Cristo para não transgredir a Sua Lei (I Jo 3:4 e 2:4). Meu amigo! Em qual cadeira você se assentará naquele dia? Dos salvos ou dos condenados. Que bom será se nos encontrarmos no Céu! Nenhuma condenação haverá para os que entregarem sua vida a Cristo e perseverarem até o fim. Serão vencedores e receberão a coroa da vida (Rm 8:1 , Ap 2:10 e 3:5).

A FÉ QUE SALVA
8º- COMO PODEMOS TER FÉ  EM JESUS E CRESCER EM SUA PALAVRA?

R –A Bíblia diz que a fé vem pelo  ouvir a Palavra de Deus (Rm 10:17). Ela é acrescentada no coração daqueles que com sinceridade e perseverança em oração buscam a vida eterna (I Tm 6:12). A fé é a certeza das coisas que não vemos, e nesta certeza, devemos aguardar a nossa redenção somente em Cristo Jesus (Hb 11:1,2). Amigo! A sua fé em Cristo será apresentada pelas suas obras (Tg 2:18 e 22). Sua fé é para Deus mais preciosa do que o ouro puro, e a oração da fé geram perdão e salvação a quem a exercita, e aos necessitados (Tg 5:15). A promessa é: O justo viverá pela fé (Hb 10:38). Que Deus o ajude a crescer na fé!

Decida agora: Ore comigo: Senhor; sabemos que o mal e seu autor são reais e por vezes provoca em nós o desejo de pecar. Suplico o perdão de Cristo e toda força e proteção para que eu possa guardar a Sua santa Lei. Quero estar do Seu lado no dia do Juízo final. Dê-me a fé suficiente para servir de coração somente a Cristo. Agradeço-O por esta graça em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário