quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tema 05 – A Morte, o Milênio e a nova Terra

Quantas saudades sentimos de nossos queridos parentes e amigos que já faleceram? Não é fácil viver longe das pessoas que amamos, principalmente se a distância é a morte. Ela é uma intrusa, que ceifa as vidas independentes de quem são: Crianças, jovens, adultos e idosos,  todos um dia a enfrentarão. Mas não se desespere! Deus tem respostas consoladoras e uma solução definitiva para aplacar a dor da morte em nossos corações. Não tenha medo, ouça o que a Bíblia diz sobre a vida e a morte.

VIDA: O HOMEM E SUA EXISTÊNCIA.
1º- COMO DEUS CRIOU A VIDA?

R – No princípio disse Deus: “Façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança (Gn1:27). “Então formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser “alma vivente” (Gn 2:7). Esta é a verdade inspirada sobre a criação do homem e sua vida. Formado do pó da terra pelas mãos de um Deus Todo Poderoso que criou todo Céu e terra e suas diversas formas de vidas, celestes, vegetais, aquáticas, e humanas  (Ver Gn Cap. 1 e 2). Este é o Deus que fez tudo existir e nos criou. Em toda essa criação perfeita e boa, quando Deus a fez não havia a morte. Ela não estava nos planos de Deus principalmente para o homem.

MORTE: O OPOSTO DA VIDA
2º- O QUE SOBRA DO HOMEM NA MORTE E PARA ONDE VÃO?
R – Amigo! Talvez seja a primeira vez que você estará ouvindo estas palavras, e espero não ser a última, mas alguém precisa te falar o que você deve saber. Isso é para o seu bem, e para ajudá-lo a compreender estas verdades da Palavra de Deus a luz que brilha em meio às trevas.  Religiões de vários credos têm ensinado que os espíritos ou almas dos mortos se dirigem conscientes para algum lugar além desta vida. Dizem que almas boas vão para o Céu, ou descansar no seio de Abraão, e que almas dos ímpios vão direto para o inferno. Muitos cristãos elaboram suas crenças em parábolas, como as passagens Bíblicas de Lucas 16:19-31 e Ap 6:9,10. Os textos de Lucas se referem à pretensiosa vantagem espiritual que Israel julgava ter dos gentios de sua época. Jesus aqui quis fazê-los enxergar que a salvação não é pelo que somos, mas sim por quem buscamos; Jesus, o Deus Único e verdadeiro. Os textos de Apocalipse 6:9,10 falam da vingança futura de Deus em favor dos que morreram pelo testemunho que deram de Sua Palavra, os quais, quando vivos, confiaram na promessa da vida eterna e aguarda na sepultura o dia da recompensa, “a ressurreição de todos os Seus fiéis (Rm 12:19, Hb 10:30). Há outros que pregam a “reencarnação ou incorporação”de espíritos de mortos nos vivos, e isso é espiritualismo. Quantos perigos estão incorrendo os que se apóiam  nestes pensamentos. Estão vulneráveis ao engano e a mentira sobre a imortalidade pregada por Satanás lá no princípio da criação. (Confira Gn 3:4). A Bíblia nos afirma:  E o pó volte à terra como o era, e o espírito, (ou seja, o ‘fôlego da vida’),  volta a Deus que o deu” (Ec 12:7). O pó, o corpo de todos, tanto dos homens como dos animais volta para à terra , igualmente o fôlego de vida, o mesmo que, “fôlego de espírito de vida” Gn 7:22)  dos homens e dos animais, volta para Deus, pois a vida de todo o ser pertence a Ele (Ec 3: 18-22). Na morte os homens não têm nenhuma vantagem sobre os animais (Ec 3:19); o que passar disso é invenção do homem. Fica claro que não temos um espírito ou alma consciente que sai do homem na morte, e que vai e depois volta. Isto não existe ( Tg 2:26 e Jo 7:9,10). Não temos alma! – Somos alma. E a alma não é imortal. A Bíblia diz que almas (pessoas) morrem (Ver Ez 18.:4). A Alma (pessoa) que pecar essa morrerá.

3º - O QUE SABEM OU FAZEM OS MORTOS NO ALÉM?

R – “Os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa alguma, nem terão eles jamais recompensa” (Ec 9:4,5). Salomão disse também: “Na sepultura para onde tu vais, não há obras, nem projetos, nem sabedoria alguma” (Ec 9:10). O salmista Davi deixa claro que, na morte não há recordação e não há  louvor a Deus (Sl 6:5 ,115:17), por isso não devemos prestar cultos aos mortos (Is 8:19 e Lv 19:28), e ainda, Deus repreende a tais práticas (Lv 19:31 e Dt 18:10-12). Jesus comparou a morte com o sono ao dizer que “Lázaro dormia”, mas Ele se referia ao sono da morte (Jo 11:11 e 13).  Está é a condição de todos os mortos; inconsciência, inexistência de
vida, tanto aqui, quanto do suposto outro lado da vida. Os bons que já morreram não estão ainda vivendo no Céu, e os ímpios, ou os maus não estão sofrendo no inferno, pois todos receberão a recompensa de vida eterna, ou de condenação e destruição eterna, após a vinda de Jesus na ressurreição (Jo 5:28,29). Todos os apóstolos e discípulos tinham esta certeza, leia estes versos: (Jo 11:24 , II Tm 4:7,8 , II Pe 3:7 , Ap 22:12 e 21:8). Note bem: A execução dos condenados só acontecerá  depois do milênio. Veja a seguir.

MIL ANOS DE ESPERA
4º - MILÊNIO: QUANDO HAVERÁ E PARA QUE ESTE PERIODO DE TEMPO?

R – Os mil anos (Milênio) que fala a Bíblia em Apocalipse 20:2,3, terá início por ocasião da próxima volta de Jesus (Jo 14:1-3). Será quando os que o mataram O verão, e os justos mortos ressuscitarão primeiro (I Ts 4:16 e Ap 1:7). Naquele mesmo dia, os justos que estiverem aqui vivos, serão transformados de mortais para imortais, num piscar de olhos (I Co 15:51,52) e juntos subirão ao encontro de Cristo nos ares (I Ts 4:17). É aqui, que começará a contagem dos mil anos. Lembre-se: A morte dos filhos de Deus não é o fim, e sim, um tempo de espera no pó da terra, enquanto Cristo está preparando um lugar, onde teremos um novo corpo com nova vida, na Sua volta.
Ao contrário, naquele dia, os ímpios vivos sofrerão a morte pelo resplendor de Cristo (II Ts 2:8), e descerão ao pó da terra onde passarão o “milênio” na sepultura. Compare (Ap 6:15-17 com Ap 20:5).
Onde estará Satanás neste período? Satanás e seus anjos rebeldes ficarão detidos nesta terra durante o milênio, presos por uma cadeia de circunstâncias, (Ap 20:1-3), não terá vivente humano para ele tentar até que se complete os mil anos de espera no “corredor da morte eterna”. Depois dos mil anos, serão soltos por um pouco de tempo (Jr 4:23-27, Ap 20:3). A terra será nesse tempo como um abismo (Ap 20:1 compare Gn 1:2), desolada totalmente durante o milênio.
O Que estarão os justos fazendo por ocasião do milênio? Enquanto isto ocorrerá na terra, os justos (santos) se encontrarão nos Céus com Cristo durante o milênio, participando diante do trono de Deus de um julgamento confirmatório sobre a futura condenação dos ímpios (ainda mortos), de satanás e seus anjos seguidores (I Co 6:2,3,  Ap 20:4-6 e Mt 25:34). Amigo! Neste tempo Deus apresentará aos santos todas as obras más dos ímpios, bem como todas as oportunidades a eles concedidas, porém, rejeitadas; então os santos não terão dúvidas alguma quanto à condenação que cada ímpio sofrerá.



5º - O QUE OCORRERÁ NO FINAL DO MILÊNIO?

R – Acabando o milênio, Cristo voltará em direção a terra, Ele descerá do Céu com a Santa Cidade, a “Nova Jerusalém” (Ap 21:2 e 10), onde estarão todos os santos (os justos que haviam subido com Ele no início do milênio). A Cidade Santa paira nas alturas, enquanto Cristo neste momento ressuscitará todos os ímpios que a terra os reservou no pó durante o milênio. Estes sairão para o último acerto de contas com Deus. “O juízo Final” (Ap 20:5-8). Agora Satanás estará solto por um pouco de tempo. Novamente ele iludirá todos os ímpios ressuscitados, e juntos sob o seu domínio, tentarão a última batalha contra Cristo e o Seu povo que estão com Ele na cidade santa que pousará no Monte das Oliveiras (Za 14:4). Este será o momento crucial para história do universo. Pois “descerá fogo do Céu e os consumirá a todos ímpios e inclusive a Satanás e seus anjos (Ap 20:9,10), e todos os que não estiverem com o nome escrito no livro da vida do cordeiro, serão lançados no lago de fogo, a saber, “a segunda morte” (Ap 20:15). Amigo! Deixe Cristo escrever o seu nome com tintas de ouro no livro da vida, para que você também tenha um final feliz. Esse dia do juízo será o fim também do pecado e da morte, é a promessa de Deus (I Co 15:26 e 55). Confie no Senhor Jesus. Ele reservou um lugar para você  nova terra.

A TERRA DA PROMESSA
6º - EM QUE LUGAR VIVERÁ O POVO SANTO  ETERNAMENTE?

R – Pois Eis que crio novos Céus e nova terra (Is 65:17,22,23). E a darei a todos os mansos (Sl 37:11). “Vinde benditos de Meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”, e serás “Bem aventurado na nova terra da promessa” Mt 5:5 e 25:34). Como será isso? A Velha terra será purificada pelo fogo do juízo final (II Pe 3:7). E o mais importante: depois do milênio, nosso Deus Pai, Filho e Espírito Santo, habitarão aqui nesta terra renovada, com todos os salvos (Ap 21:22 e 22:17).Você e eu podemos fazer parte desta vitoriosa classe, a quem nunca mais terá o “pranto, dor e jamais a morte” (Ap 21:4). Amigo! Responda-me com sinceridade! Para onde vais agora? O que vais fazer de sua vida religiosa a partir deste momento? Continuará como está ou pretende mudar sua decisão? Cristo te chama! Porque te demoras? Ainda existe solução para você. Creia como Pedro e a nós também aguardando novos Céus e nova Terra segundo a promessa de Deus. (II Pe 3:13).

Decida agora. Ore comigo: Querido Pai! Sei que a morte é uma realidade que invadiu o nosso ser, mas Jesus a venceu por nós, e ressuscitou dentre os mortos, garantindo a vida eterna o todos os que nEle crer,. Viverei na esperança da ressurreição pela Sua graça, com o desejo de passar o milênio com Jesus nos Céus, na certeza que viveremos eternamente com Ele na nova terra. Ajude-me a consolar a outros com esta esperança e preparar minha família para os Céus. Em nome de Jesus. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário